Implantação de educação e gestão ambiental no Repovoamento Mello, distrito de Monte Real, para conservação de áreas de preservação permanente (APP)
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.31Resumo
O Projeto propõe um conjunto de ações de conscientização sobre o elo entre as práticas que fomentam o acesso à terra e às aplicações básicas e produtivas, viabilizando a estruturação dos imóveis rurais do assentamento Repovoamento Mello, município de Santo Antônio da Platina/PR. Os primeiros contatos evidenciaram que a recuperação de áreas de Reserva Legal e de APP deveriam ter prioridade nas ações pretendidas para o grupo, além da necessidade de resgatar o senso de responsabilidade coletiva dos agricultores em torno da associação. Ações ambientais como reflorestamento com plantas nativas, elaboração de propostas encaminhadas ao IAP para a permuta de Reserva Legal, adequando ao exposto no Termo de Ajustamento de Conduta estão sendo implantadas na área de abrangência do Projeto. As intervenções e ações realizadas têm permitido aos agricultores maior reflexão sobre os problemas ambientais e de gestão apresentados pela comunidade numa relação de diálogo e de troca de conhecimentos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, recursos naturais, sustentabilidade.
Área Temática: Meio Ambiente e ruralidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.