Implantação de educação e gestão ambiental no Repovoamento Mello, distrito de Monte Real, para conservação de áreas de preservação permanente (APP)

Autores

  • Mauro Januário
  • Flávia Regina Moreira Fernandes
  • Rogério Barbosa Macedo
  • Daniel Campanelli de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.31

Resumo

O Projeto propõe um conjunto de ações de conscientização sobre o elo entre as práticas que fomentam o acesso à terra e às aplicações básicas e produtivas, viabilizando a estruturação dos imóveis rurais do assentamento Repovoamento Mello, município de Santo Antônio da Platina/PR. Os primeiros contatos evidenciaram que a recuperação de áreas de Reserva Legal e de APP deveriam ter prioridade nas ações pretendidas para o grupo, além da necessidade de resgatar o senso de responsabilidade coletiva dos agricultores em torno da associação. Ações ambientais como reflorestamento com plantas nativas, elaboração de propostas encaminhadas ao IAP para a permuta de Reserva Legal, adequando ao exposto no Termo de Ajustamento de Conduta estão sendo implantadas na área de abrangência do Projeto. As intervenções e ações realizadas têm permitido aos agricultores maior reflexão sobre os problemas ambientais e de gestão apresentados pela comunidade numa relação de diálogo e de troca de conhecimentos.

Palavras-chave: Educação Ambiental, recursos naturais, sustentabilidade.

Área Temática: Meio Ambiente e ruralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

25-08-2015

Como Citar

Januário, M., Fernandes, F. R. M., Macedo, R. B., & de Andrade, D. C. (2015). Implantação de educação e gestão ambiental no Repovoamento Mello, distrito de Monte Real, para conservação de áreas de preservação permanente (APP). Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 3(1). https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.31

Edição

Seção

Artigos