Inclusão digital, software livre e cidadania: desafios de um projeto de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i1.32Resumo
A inclusão digital de jovens de classe social considerada baixa e em risco social é um assunto de extrema importância e debate, tanto no meio acadêmico quanto extensionista, principalmente com o advento da sociedade da informação. Neste trabalho essas duas perspectivas foram aglutinadas, objetivando compreender, a partir de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, quais são os desafios encontrados em um projeto de inclusão digital desenvolvido em uma instituição de apoio a jovens em risco social. Percebeu-se que o conceito de inclusão digital utilizado como referência do estudo não poderia ser alcançado inicialmente de forma efetiva, visto que dependia também de diversas ações, tais como aquelas relacionadas à formação básica dos alunos; de mais investimentos em TIC por parte dos governantes do nosso país, em escolas públicas, telecentros comunitários, fundações e entidades beneficentes; em preços diferenciados para a população de baixa renda, no que se refere à aquisição de computadores e acesso à internet de qualidade.
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação, inclusão digital, software livre, cidadania.
Área Temática: Educação e tecnologia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.