Anemia falciforme: um olhar sobre a experiência de uma abordagem interdisciplinar no curso de enfermagem
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.44Resumo
Atualmente o enfermeiro apresenta uma atuação mais decisiva e
proativa no que se refere à identificação das necessidades de cuidado, promoção
e proteção da saúde da população em suas diferentes dimensões. Diante disso,
neste trabalho apresentamos o relato de experiência de um projeto
interdisciplinar, que envolveu as disciplinas Biologia celular e molecular e
Estudos sócio-antropológicos do curso em Enfermagem, em uma Instituição
de Ensino Superior da capital baiana, Brasil. A temática “anemia falciforme”
foi o cenário de fundo para que os alunos, a partir da incidência e do contexto
dessa doença na população brasileira, discutissem as causas e possíveis
soluções mitigadoras dentro das atuações do enfermeiro para a sociedade em
conjunto com a comunidade local. Essa abordagem permitiu a reflexão em
diferentes perspectivas por meio do diálogo e da atividade extencionista entre
os conceitos das duas disciplinas, a difusão das principais informações sobre
a doença entre os alunos e a comunidade, bem como o desenvolvimento de
uma sensibilidade sociocultural, indispensável a um futuro bacharel em
Enfermagem.
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