O olhar da Economia Solidária sobre uma experiência de Feira de Alimentos e Artesanato
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v3i2.51Resumo
A feira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um dos principais espaços de venda direta de Florianópolis/SC. Em 2013 iniciou se uma ação de extensão no intuito de auxiliar a feira a manter seus potenciais solidário e ecológico os quais se definiram desde a origem da mesma como seus princípios. Neste artigo se analisou, a partir da abordagem da Economia Solidária, dimensões que limitaram e potencializaram a reconstrução social da feira. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, que se trata de uma pesquisa social com base empírica, concebida e realizada por meio de uma ação coletiva. Notou-se que a feira está distante da proposta inicial, em alguns quesitos, mas há em sua dinâmica organizativa e comercial, diversos elementos de caráter solidário. Após uma série de atividades de extensão, concluiu-se que ela é de extrema importância dentro da Universidade, interligando a comunidade universitária com os feirantes, gerando efetiva integração entre a instituição e a sociedade de seu entorno territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.