Intra e extramuros da extensão

Programa de Ações do NEPGS - educação para diversidade de gênero e sexualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10308

Resumo

O Programa de extensão “educação para diversidade de gênero e sexualidade”, criado em 2019, por membras do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus Osório, surgiu da necessidade de intensificar as ações do núcleo no âmbito escolar e na comunidade externa; dar melhor organização e gerenciamento às atividades; de articular parcerias para que os temas e as ações ultrapassem os limites dos muros da escola; e de abarcar demais projetos de extensão que trabalhem direta ou transversalmente com as temáticas de diversidade de gênero e sexualidade no Campus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Senna FERREIRA, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Diversidade Cultural e Inclusão social na Universidade FEEVALE. Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Especialização em Metodologia de Ensino pela UNINTER (2013). Graduação em Letras Português/ Espanhol pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, história da literatura,  identidade, poética narrativa, cânone literário, literatura de autoria feminina, diversidade de gênero e sexualidade articulada às políticas públicas de ações afirmativas. É professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Osório e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS).

Elisa DAMINELLI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRGS. Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Faculdade Cenecista de Osório (2003), especialização em Educação Matemática pela UNESC (2005) e Mestrado em Ensino de Matemática pela UFRGS (2011). Atualmente é servidora pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade. Tem experiência na área de Matemática e na formação de professores. 

Catia Eli GAMELLI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Aluna do Programa de Doutoramento Intercalar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Possui Bacharelado em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/Campus Erechim (2010) e mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015). Desde 2011 é professora EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Osório, na área de Administração. É líder do Núcleo de Estudos Organizacionais do IFRS e integra o Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (GINEIT/PPGA/EA/UFRGS), o Observatório Internacional de Carreiras (OIC/UFRGS) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS/IFRS-Osório). Como pesquisadora, desenvolve estudos nos campos: Relações de Trabalho; Gestão de Pessoas; Educação e Trabalho, com enfoque principal nas reconfigurações do trabalho no capitalismo contemporâneo, alastramento da ideologia gerencialista e empresariamento da educação.

Aline Mendonça FRAGA, Faculdade Sistema de Ensino Gaúcho

Doutora, Mestra e Bacharela em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (EA/UFRGS). É professora de Administração, com experiência docente nos níveis técnico, superior e pós-graduação. Pesquisadora do Observatório Internacional de Carreiras (OIC - PPGA/EA/UFRGS), do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (GINEIT/PPGA/EA/UFRGS) e membra do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS/IFRS-Osório). Avaliadora de periódicos científicos e dos principais eventos nacionais da área de Administração e Estudos Organizacionais (EnANPAD, SEMEAD e CBEO). Desenvolve estudos nas áreas de Relações de Trabalho, Gestão de Pessoas e Estudos Organizacionais sobretudo relativos à mobilidade, expatriação, carreira e suas interseccionalidades com marcadores sociais de diferenças/diversidades, como gênero, sexualidade, raça e classe.

Downloads

Publicado

2020-09-25

Como Citar

FERREIRA, L. S., DAMINELLI, E., GAMELLI, C. E. ., & FRAGA, A. M. (2020). Intra e extramuros da extensão: Programa de Ações do NEPGS - educação para diversidade de gênero e sexualidade. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 9, 1-2. https://doi.org/10.21284/elo.v9i.10308

Edição

Seção

Institucional