Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio

Autores

  • Lethícia Ribeiro Henriques Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isaac Filipe Moreira Konig Universidade Federal de Viçosa
  • Bárbara Karina de Menezes Dias Universidade Federal de Viçosa
  • Flávia Fonseca Bagno Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raquel Cristina Vieira dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • João Paulo Viana Leite Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.174

Resumo

A formação continuada de professores do Ensino Médio, no que tange as ciências da natureza, tem
o desafio de incorporar, no conteúdo programático, as pesquisas e tecnologias inovadoras resultantes das
novas descobertas no campo da Bioquímica e da Biologia Molecular. O presente trabalho relata a experiência
de um projeto de extensão que objetivou a capacitação de professores de Biologia e de Química para o uso de
novos métodos de ensino-aprendizagem visando despertar maior interesse dos estudantes pela Ciência. Resultado
de parceria entre professores e estudantes universitários com educadores de escolas públicas, o presente projeto
possibilitou a capacitação de 34 professores oriundos de 17 diferentes escolas para a utilização de um método
de ensino-aprendizagem baseado no emprego de modelos didáticos lúdicos e de problematização da realidade
quanto ao consumo de tecnologias e produtos biotecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lethícia Ribeiro Henriques, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Bioquímica (UFV)

Mestranda em Microbiologia (UFMG)

Isaac Filipe Moreira Konig, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Bioquímica (UFV)

Bárbara Karina de Menezes Dias, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Bioquímica (UFV)

Flávia Fonseca Bagno, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Bioquímica (UFV)
Mestranda em Microbiologia (UFMG)

Raquel Cristina Vieira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Bioquímica (UFV)
Mestranda em Microbiologia (UFV)

João Paulo Viana Leite, Universidade Federal de Viçosa

Farmaceutico Industrial (UFJF)

Mestre em Ciências Farmacêuticas (UFMG)

Doutor em Química (UFMG)

Professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (UFV)

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

Henriques, L. R., Konig, I. F. M., Dias, B. K. de M., Bagno, F. F., dos Santos, R. C. V., & Leite, J. P. V. (2016). Bioquímica nas escolas: uma estratégia educacional para o estudo de Ciência no Ensino Médio. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 5(3). https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.174

Edição

Seção

Artigos