Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.196Resumo
A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.