Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical

Autores

  • Luísa Volpato Castilho Universidade Federal de São Paulo
  • Giulianna Amador Barros Universidade Federal de São Paulo.
  • Bianca Priuli Andrade Universidade Federal de São Paulo.
  • Camilla Fernandes Passos Luquete Universidade Federal de São Paulo.
  • Fernanda Melo Oliveira Universidade Federal de São Paulo.
  • Letícia Chiaramonte Universidade Federal de São Paulo.
  • Rosana Aparecida Salvador Rossit Universidade Federal de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.196

Resumo

A equipe do Programa de Educação Tutorial - PET Saúde da Criança atua no contexto hospitalar com atividades lúdicas envolvendo a musicalização para tentar minimizar os efeitos causados pela hospitalização. O objetivo é analisar a influência desta intervenção para as crianças e seus acompanhantes na Pediatria/SUS da Santa Casa de Santos. A pesquisa qualitativa foi conduzida a partir de uma atividade tendo como recurso um guarda-chuva colorido, com palavras selecionadas previamente e penduradas além de instrumentos sonoros. Cada participante escolhe uma palavra e lembra uma música para que todos cantem com o acompanhamento dos instrumentos. Ao fim da atividade, é aplicado um questionário aberto sobre percepções e sensações que emergiram a partir da atividade. Os resultados apontaram que a música interfere no espaço hospitalar proporcionando diferentes sensações. Destaca-se a importância dessa atividade, pois mobiliza o ambiente e as pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luísa Volpato Castilho, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda do último ano de Psicologia na Universidade Federal de São Paulo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança. Tem ênfase na área de Psicologia Hospitalar.

Giulianna Amador Barros, Universidade Federal de São Paulo.

Graduanda do último ano de Psicologia na Universidade Federal de São Paulo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança. Tem ênfase na Psicologia Hospitalar.

Bianca Priuli Andrade, Universidade Federal de São Paulo.

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança.

Camilla Fernandes Passos Luquete, Universidade Federal de São Paulo.

Graduada em Pedagogia pela Unimonte. Co-tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança.

Fernanda Melo Oliveira, Universidade Federal de São Paulo.

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal de São Paulo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança.

Letícia Chiaramonte, Universidade Federal de São Paulo.

Graduanda em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Paulo. É bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) - Saúde da Criança.

Rosana Aparecida Salvador Rossit, Universidade Federal de São Paulo.

Professora Doutora do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo. É tutora do projeto Saúde da Criança do Programa de Educação Tutorial (PET).

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

Castilho, L. V., Barros, G. A., Andrade, B. P., Luquete, C. F. P., Oliveira, F. M., Chiaramonte, L., & Rossit, R. A. S. (2016). Intervenção musical no contexto hospitalar: a experiência do Guarda-Chuva musical. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 5(3). https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.196

Edição

Seção

Artigos