O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.226Resumo
Este texto destina-se a fazer uma análise do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão apontados como um paradigma de uma universidade socialmente referenciada, buscando neste sentido um diálogo crítico a partir do qual vem sendo constituída a universidade, suas possibilidades e limites. O mesmo descreve, analisa, sintetiza e está aberto à posteriores discussões. Primeiro, busca refletir a construção histórica da Universidade; em segundo, faz uma abordagem da Universidade enquanto campo epistêmico, situando o Ensino e a Pesquisa como indissociáveis tecendo a universidade a partir do elemento universalidade do saber e do conhecimento; em terceiro, discute e apresenta o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; por último, apresenta as abordagens legais, didáticas e metodológicas da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no cenário da Universidade de hoje.
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