O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada

Autores

  • Rudinei Barichello Augusti SETREM - SOCIEDADE EDUCACIONAL TRES DE MAIO - BRASIL UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - BRASIL http://orcid.org/0000-0003-3113-3570
  • Larissa Dalcin UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.226

Resumo

Este texto destina-se a fazer uma análise do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão apontados como um paradigma de uma universidade socialmente referenciada, buscando neste sentido um diálogo crítico a partir do qual vem sendo constituída a universidade, suas possibilidades e limites. O mesmo descreve, analisa, sintetiza e está aberto à posteriores discussões. Primeiro, busca refletir a construção histórica da Universidade; em segundo, faz uma abordagem da Universidade enquanto campo epistêmico, situando o Ensino e a Pesquisa como indissociáveis tecendo a universidade a partir do elemento universalidade do saber e do conhecimento; em terceiro, discute e apresenta o princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão; por último, apresenta as abordagens legais, didáticas e metodológicas da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no cenário da Universidade de hoje.

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Biografia do Autor

Rudinei Barichello Augusti, SETREM - SOCIEDADE EDUCACIONAL TRES DE MAIO - BRASIL UNIJUI - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS - BRASIL

Licenciatura Plena em Filosofia com habilitações em Filosofia, Psicologia e Sociologia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2003. Mestre em Educação nas Ciências - sub-área de Filosofia - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2009. Atualmente é Doutorando em Educação nas Ciências pela UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI - 2016. Experiência na área de Filosofia, Sociologia, Educação, Metodologia da Pesquisa, Filosofia da Educação, Tecnologias aplicadas à Educação, Ética, Antropologia, Direitos Humanos, Ensino-aprendizagem . Atua principalmente na Docência em Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa, Teorias de Estado, Comportamento Organizacional, Formação Inicial e Continuada de Professores e Educação/gestão ambiental. Atua no Ensino, Pesquisa e Extensão.

Larissa Dalcin, UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Graduada em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2013), Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, na área de concentração de Psicologia Social, através do Grupo de Pesquisa de Psicologia da Saúde Ocupacional (GPPSO). Atualmente é Doutoranda em Educação nas Ciências na Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

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Publicado

23-12-2016

Como Citar

Augusti, R. B., & Dalcin, L. (2016). O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como paradigma de uma universidade socialmente referenciada. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 5(3). https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.226

Edição

Seção

Artigos