Ensino de Lutas para a Cidadania

Autores

  • Fernanda Martins Brandão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Tuany Limongi
  • Derek Fayer
  • Lucas Pereira
  • Ludmila Mourão

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.233

Resumo

O projeto “Ensino de Lutas para a Cidadania” beneficia meninos de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social na cidade de Juiz de Fora. O objetivo é o ensino do judô mediado pelos valores do esporte para o desenvolvimento humano. São atendidos 60 meninos com idade que variam entre seis e doze anos. Todos os beneficiados são alunos de escola pública e participam do projeto no contraturno escolar. A metodologia prioriza a formação esportiva orientada por valores, o uso de estratégias problematizadoras, relações dialógicas e participativas potencializadoras do protagonismo juvenil e do projeto de vida dos beneficiados. A maioria dos meninos manifestam maior integração social e disciplina para a aprendizagem do judô. A inclusão no ensino do judô vem proporcionando maior conhecimento de suas habilidades pessoais e sociais, estimulando a tomada de decisão e oportunizando a prática do judô em academias da cidade, ampliando o campo de oportunidades dos beneficiados no esporte.

Palavras-chave: Judô. Cidadania. Inclusão.

Área Temática: Educação

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2016

Como Citar

Brandão, F. M., Limongi, T., Fayer, D., Pereira, L., & Mourão, L. (2016). Ensino de Lutas para a Cidadania. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 5(3). https://doi.org/10.21284/elo.v5i3.233

Edição

Seção

Artigos