Recitais e Masterclasses na Universidade Federal de Santa Maria

  • Taiur José Agnoletto Fontana Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O projeto “Recitais e Masterclasses na Universidade Federal de Santa Maria”, tem como objetivo criar, na UFSM, espaço para atividades artísticas com pianistas e professores de piano de significativa representatividade no cenário musical atual, e consequentemente, desenvolver a pedagogia do piano proporcionando aos jovens estudantes o contato direto com grandes intérpretes. 

Palavras-chave: Música. Piano. Performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taiur José Agnoletto Fontana, Universidade Federal de Santa Maria
Taiur Agnoletto Fontana iniciou seus estudos de piano aos 5 anos com Liliam Raspold, e aos 10 anos passou a ter como professora Tenisa Sarreta, em Ijuí (RS). Ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2005 estudando sob orientação da Prof.ª Dra. Claudia Deltregia e Prof.ª Dra Silvia Hasselaar. Em 2008 foi premiado em competição nacional de piano. Em 2009 concluiu a graduação e em 2010 iniciou o mestrado em práticas interpretativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde estudou com o Prof. Dr. Ney Fialkow, concluindo-o em junho de 2012, quando defendeu sua dissertação que versa sobre opções interpretativas a partir da flexibilidade contida na notação musical. Também aperfeiçoou-se com os pianistas: Guigla Katsarava (Geórgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), John Solomons (EUA), Cinzia Bartoli (Itália), Giuseppe Lupis (Itália/EUA), Fanny Solter (Brasil/Alemanha), Marina Lomazov (Ucrânia/EUA), Dimitry Rachmanov (Rússia/EUA), Mykola Suk (Ucrânia/EUA), Gilberto Tinnetti (Brasil), Flávio Augusto (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil - USP). Em julho de 2012 foi aprovado em primeiro lugar em concurso público para pianista correpetidor na Universidade Federal de Santa Maria, instituição à qual está vinculado atualmente, participando e realizando atividades de ensino, pesquisa, extensão e várias atividades artísticas – recitais e apresentações musicais de formação variada (solo, duos, trios...). Em 2013 foi premiado em competição internacional de piano (Musicarte XXI - Buenos Aires, Argentina). Atua como solista, camerista e professor de piano.
Publicado
2017-04-01
Como Citar
Agnoletto Fontana, T. J. (2017). Recitais e Masterclasses na Universidade Federal de Santa Maria. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 6(1). https://doi.org/10.21284/elo.v6i1.234
Seção
Relato de Experiência