ESTÁGIOS DE VIVENCIA: FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Autores

  • Estela da Silva Maia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-7612-032X
  • Laura Cristina Pantaleão Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Suenia Cristine Campos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • José Claudio Souza Alves Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.270

Resumo

Os padrões de ensino das universidades ainda passam por processos de engessamento, e, é notável a falta de investimento e comprometimento das instituições com o retorno dos conhecimentos adquiridos para a sociedade em geral. Diante disso, são necessárias propostas metodológicas voltadas para vivências interdisciplinares, onde haja troca de experiências e conhecimentos entre o estudante e a comunidade. A fim de romper a barreira entre conhecimento acadêmico e conhecimento popular, o Grupo de Estudos da Amazônia (GEA) tem realizado nos últimos onze anos, atividades pedagógicas focadas no ensino através da vivencia. Em dois mil e quatorze a dois mil e quinze o GEA realizou um curso de iconografia da arte marajoara e uma vivência ao estado do Pará, envolvendo estudantes de diversos cursos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e também artesões. Através dos relatos dos participantes percebeu-se a ampliação do conhecimento teórico adquirido e uma grande conscientização dos estudantes perante a realidade regional. Dessa forma, reforça-se a importância de metodologiasde ensino voltadas a praticas de extensão.

Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Grupo de Estudos da Amazônia. Extensão Universitária.

Área temática: Educação, Teorias e Metodologias em Extensão.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estela da Silva Maia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 


Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

Maia, E. da S., Pantaleão, L. C., Campos, S. C., & Alves, J. C. S. (2017). ESTÁGIOS DE VIVENCIA: FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 6(3). https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.270

Edição

Seção

Relatos de Experiência