Projeto Sabão Ecológico: uma estratégia educacional para a reciclagem do óleo de cozinha no município de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.295Resumo
O descarte inadequado de resíduos de óleo de cozinha usado pode causar danos ambientais no local onde é descartado, bem como no entorno, fato que desrespeita um dos direitos do ser humano: o acesso ao ambiente ecologicamente equilibrado. Neste contexto, o Projeto Sabão Ecológico foi criado pela ONG Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Viçosa, devido à necessidade de conscientizar a população sobre os danos inerentes ao descarte incorreto desse óleo. Por meio de oficinas teórico-práticas, que ensinam a produção de sabão artesanal a partir do óleo usado, o projeto apresenta um destino sustentável para o mesmo, gerando um produto capaz de auxiliar no orçamento doméstico ou mesmo gerar renda para a comunidade, já tendo alcançado avaliação positiva pelos participantes. Dessa forma, o projeto tem impactado diversas esferas, promovendo benefícios ambientais, sociais e financeiros aos envolvidos, por meio da educação ambiental, utilizada como ferramenta de transformação da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.