Oficina de corpo e dança: uma experiência interdisciplinar no âmbito das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres

Autores

  • EMMANUELA NEVES GONSALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • AMANDA DUARTE MOURA Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Tayane Torres dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • JANINE MESSINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
  • ERIKA MARINS DE CARVALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.298

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão sobre a oficina de corpo e dança com mulheres, empreendida em um serviço de atendimento às mulheres em situação de violência no município do Rio de Janeiro. A oficina de corpo e dança se refere a um trabalho dialógico desenvolvido por uma equipe interdisciplinar composta por uma profissional de psicologia e alunas do curso de Dança. Para o presente artigo, foram analisados os sessenta e cinco relatos produzidos pelas estagiárias de dança e pela psicóloga ao longo do trabalho de um ano de oficina. A partir do estudo dos relatos foi possível construir quatro categorias de análise: a estrutura das oficinas; a questão da interdisciplinaridade; os corpos nas oficinas; as falas nas oficinas. As reflexões propostas apontam para a importância de ações interdisciplinares no campo das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EMMANUELA NEVES GONSALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (USP), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, especialista em psicologia jurídica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), psicóloga pela UERJ. Atuo como Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) no Programa de extensão Centro de Referência de Mulheres da Maré (CRMM) da UFRJ.

AMANDA DUARTE MOURA, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Tayane Torres dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Bacharel em dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

JANINE MESSINA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ERIKA MARINS DE CARVALHO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Assistente Social, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenadora do Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa.

Downloads

Publicado

28-12-2017

Como Citar

GONSALVES, E. N., MOURA, A. D., Santos, T. T. dos, MESSINA, J., & CARVALHO, E. M. D. (2017). Oficina de corpo e dança: uma experiência interdisciplinar no âmbito das políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 6(3). https://doi.org/10.21284/elo.v6i3.298

Edição

Seção

Artigos