Fazer Extensão no semiárido: o caso do Campus Icó da UFCA

Autores

  • Wagner Pires da Silva Universidade Federal do Cariri http://orcid.org/0000-0002-7229-0655
  • Erlene Pereira Barbosa Universidade Federal do Ceará.
  • Jucieldo Ferreira Alexandre

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v7i2.1235

Resumo

Com a expansão das universidades federais para o sertão nordestino a população passou a ter acesso às ações de Ensino Pesquisa e Extensão desenvolvidas por essas instituições. A Universidade Federal do Cariri – UFCA, criada em 2013, instalou um campus em Icó, cidade do interior cearense distante 365 km de Fortaleza e distante 150 km da sede da Universidade, com a clara intenção de dialogar com a comunidade sertaneja. O curso de história ofertado pela UFCA na cidade, uma das mais antigas do Ceará, através do curso de extensão Entre as Páginas da História do Icó, procura, através dos registros históricos da cidade, dialogar com a população, procurando entender o passado do município e assim valorizar e proteger seu patrimônio histórico e cultural, representado pelo sítio urbano tombado pelo IPHAN. Este trabalho procura apresentar por meio do estudo de caso de um dos projetos de extensão, como a unidade acadêmica em implantação em Icó está buscando se inserir na realidade da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner Pires da Silva, Universidade Federal do Cariri

Administrador da UFCA. Mestre em Políticas Públicas e gestão da Educação Superior pela UFC.

Erlene Pereira Barbosa, Universidade Federal do Ceará.

Pedagoga pela UECE. Graduanda em Ciências Sociais na UFC.

Jucieldo Ferreira Alexandre

Professor Assistente do curso de História da Universidade Federal do Cariri e diretor do Instituto de Estudos do Semiárido (IESA), em Icó-CE. Pós-graduando em História Social pelo Doutorado Interinstitucional da Universidade Federal Fluminense com a Universidade Regional do Cariri (Dinter UFF/URCA. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Licenciado em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa em História e Patrimônio, do Laboratório de Imagem, História e Memória (LABIHM) da URCA e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informação e Memória (GEPEIM) da UFCA.

Downloads

Publicado

2018-12-26

Como Citar

Silva, W. P. da, Barbosa, E. P., & Alexandre, J. F. (2018). Fazer Extensão no semiárido: o caso do Campus Icó da UFCA. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 7(2). https://doi.org/10.21284/elo.v7i2.1235

Edição

Seção

Relatos de Experiência