Formação Continuada de professores de Ciências e Biologia no litoral do Paraná: relato de experiência.
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v8i1.1310Resumo
O processo de formação continuada de professores é fundamental para a efetivação de um currículo que seja adequado às realidades locais e regionais, dessa forma, o projeto de extensão promovido pelo IFPR - Campus Paranaguá - em 2012 e 2014 teve como objetivo a oferta de oficinas para promover a formação continuada dos professores de Ciências e Biologia da rede pública de ensino do estado do Paraná do Núcleo Regional de Paranaguá, a partir da experiência dos docentes e estudantes do Campus Paranaguá do IFPR. Para isso, foram ofertadas duas oficinas para professores dos diferentes municípios do litoral do Paraná, sendo uma de Ciência no Cinema e outra de Experimentação em Ciências. As inscrições e participações foram oportunizadas pelo Núcleo Regional de Educação do Paraná – Paranaguá (NRE). Com o relato desta experiência de extensão foi possível perceber que o projeto oportunizou o intercâmbio de práticas e conhecimentos entre os professores da rede pública. Além disso, foi possível diagnosticar a carência de oferta desses cursos de formação continuada na região litorânea do Paraná e o potencial de mudança de práticas pedagógicas de acordo com as realidades locais no litoral do Paraná.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.