Diálogos na extensão universitária sobre a transversalidade de gênero nas políticas sociais
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v10i.13336Palavras-chave:
Gênero, Transversalidade de gênero, Políticas sociais, Direitos humanos, ExtensãoResumo
No presente artigo são apresentados resultados do projeto de extensão em Direitos Humanos nomeado “Implementação da transversalidade de gênero nas Políticas Sociais: Compreensão e diálogos por meio da extensão universitária. As atividades foram desenvolvidas no período de setembro de 2020 a agosto de 2021, de maneira remota, em função da pandemia do novo Coronavírus, que alterou essas as dinâmicas educacionais e modificou o espaço de diálogo para a possibilidade de uso da internet e das mídias digitais. Nas ações descritas no artigo, procurou-se discutir a perspectiva dos Direitos Humanos e a transversalidade de gênero, dois conceitos que precisam ser ampliados e desmitificados no imaginário social. Os temas abordados pelo projeto não se esgotam com as ações realizadas de maneira on-line/digital, considerando que ainda é preciso bastante articulação e discussão acerca de gênero e as demais categorias que o circundam.
Downloads
Referências
ANDRADE, Sandra dos Santos; MEYER, Dagmar Elisabeth Estermann; BARZOTTO, Carlos Eduardo.Transversalidade de gênero em políticas públicas: Uma revisão de literatura. Revista Práxis, Novo Hamburgo, n 2, p 82-106, mai/ago, 2019.
BARBOSA, Ricardo Machado. Monitoramento e avaliação de projetos sociais. Trabalho de Conclusão do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Especialização em Desenvolvimento Rural e Agroecologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. 2001.
BRASIL. Denúncias registradas pelo Ligue 180 aumentam nos quatro primeiros meses de 2020. Ministério da Mulher, da Família e Direitos Humanos. 2020. Disponível em https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2020-2/maio/denuncias-registradas-pelo-ligue-180-aumentam-nos-quatro-primeiros-meses-de-2020. Acesso em: 26 out. 2021.
CRENSHAW, Kimberlé. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos feministas, p.171-189, 2002.
IBGE. Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatistic%20as/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadoressociais-das-mulheres-nobrasil.html . Acesso em: 26 out. 2021.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. ONU Mulheres defende que recuperação econômica e igualdade de gênero estão associados. 2021. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/144883-onu-mulheres-defende-que-recuperacao-economica-e-igualdade-de-genero-estao-associados. Acesso em: 28 set. 2021.
OLIVEIRA, Carlos Alexandre; ANGELO, Edna Silva; OLIVEIRA, Marlene. Análise de redes sociais no campo de pesquisa da Ciência da Informação: Desenvolvimento da produção científica mundial. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 2, ESPECIAL, p. 312-328, abr./ jul., 2017.
PONTE JORNALISMO. Um vírus e duas guerras: mulheres enfrentam em casa a violência doméstica e a pandemia da Covid-19. Disponível em: https://ponte.org/mulheres-enfrentam-em-casa-a-violencia-domestica-e-a-pandemia-da-covid-19/ . Acesso em: 30 set. 2021.
PORTAL GELEDES. Mulher negra com renda mensal de R$ 285 é perfil de maioria no Cadastro Único. 2020. Disponível em https://www.geledes.org.br/mulher-negra-com-renda-mensal-de-r-285-e-perfil-de-maioria-no-cadastro-unico. Acesso em 16 nov. 2021.
PROJETO COLABORA. Conflitos no campo batem recorde no ano da pandemia. 2021. Disponível em https://projetocolabora.com.br/ods16/conflitos-no-campo-batem-recorde-no-ano-da-pandemia/. Acesso em: 01 out. 2021.
SCHEIDEMANTEL, Sheila Elisa; KLEIN, Ralf; TEIXEIRA, Lúcia Inês. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2004.
SILVA, Márcia Costa Alves; MELLO, Leonardo José A; CAMPELLO, Luciana; ARRUDA, Maria Clara; NEVES, Paula Carvalho. Democracia e gênero [livro eletrônico]: implantação de políticas públicas para mulheres. Rio de Janeiro: IBAM, SPM, 2015.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do COVID-19. 2020. Disponível em https: www.uema.br/2020/07/artigo-a-extensao-universitaria-no-cenario-atual-dapandemia-do-covid-19/. Acesso: em 17 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.