Avaliação do perfil dos participantes e do aproveitamento no curso de extensão “Covid-19: Conhecendo Para Se Prevenir”
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14669Palavras-chave:
Curso de capacitação, Saúde pública, SARS-CoV-2, Epidemia, Engajamento socialResumo
A pandemia da Covid-19 demanda inúmeras medidas para o seu combate, inclusive a necessidade de fornecer informações confiáveis à população. Desta forma, o curso de extensão online “Covid-19: Conhecendo para se prevenir” foi realizado. Diante dessa experiência, o objetivo neste trabalho é descrever o perfil dos participantes e sua avaliação sobre a qualidade do curso ofertado à acadêmicos e externos. Trata-se de um estudo observacional e quantitativo com análise das percentagens das respostas obtidas pela pesquisa de campo com base em formulários online. A maioria dos participantes identificaram- se como do sexo feminino, discentes e originários da cidade de Janaúba. Em relação a qualidade, a maioria indicou como ótima a divulgação, qualidade de vídeo e do conteúdo, aprendizado e chance de fazer outro curso ofertado pela mesma equipe. Apenas o som não foi avaliado como ótimo. Os resultados evidenciaram o perfil dos participantes e dominante aprovação nos aspectos analisados.
Downloads
Referências
ABREU, Janette Maria França. EaD e gênero: uma apreciação sobre a preferência da modalidade pelas mulheres nos cursos de graduação da UFMA. Relatório de Estudo Concluído. 2014. ABED. Disponível em http://www.abed.org.br/hotsite/20-ciaed/pt/anais/pdf/81.pdf, 2014. Acesso em: 15 Set. 2022.
ANTONELLI-PONTI, Mayra; VALENTI, Lívia; DÍAZ, David Andrés Casilima; PICOLI, Ricardo Marinho de Mello; VERSUTI, Fabiana Maris. Divulgação Científica Em Psicobiologia: Educação A Distância Como Estratégia Para A Promoção Da Extensão Universitária. Expressa Extensão, v. 23, n. 3, p. 183-197, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico especial: doença pelo coronavírus Covid-19. Semana epidemiológica 32. 2021.
BRITO, Sávio Breno Pires; BRAGA, Isaque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Pandemia da Covid-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia (Health Surveillance under Debate: Society, Science & Technology) – Visa em Debate, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020.
FEITOZA, Thércia Mayara Oliveira; CHAVES, Amanda Maria; MUNIZ, Giovanna Tarquinio Sales; DA CRUZ, Mirela Carolaine Cunha; JUNIOR, Irani de Farias Cunha. COMORBIDADES E Covid-19. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 8, n. 3, p. 711-723, 2020.
GUARDA, Vera Lúcia de Miranda; DE CASTRO, Ana Letícia Pilz; MACHADO, Marina de Medeiros; COSTA, Adivane Terezinha; ANDRADE, Ângela Leão; SANTOS, Eleonice Moreira; SILVA, André Luís; MENDES, Júlia Castro. A fabricação de sabão artesanal como forma de proteção dos recursos hídricos e auxílio no combate à pandemia da Covid-19, por meio do ensino a distância. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 12, n. 1, p. 89-102, 2021.
HUANG, Chaolin; WANG, Yeming; LI, Xingwang; REN, Lili; ZHAO, Jianping; HU, Yi, ZHANG, Li; FAN, Guohui; XU, Jiuyang; GU, Xiaoying; CHENG, Zhenshun; YU, Ting; XIA Jiaan; WEI, Yuan; WU, Wenjuan; XIE, Xuelei; YIN, Wen; LI, Hui; LIU, Min; XIAO, Yan; GAO, Hong; GUO, Li; XIE, Jungang; WANG, Guangfa; JIANG, Rongmeng; GAO, Zhancheng; JIN, Qi; WANG, Jianwei; CAO, Bin. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. The Lancet, v. 395, n. 10223, p. 497-506, 2020.
LIMA, Diego Laurentino; LOPES, Maria Antonieta Albanez A. de Medeiros; BRITO, Ana Maria. Social media: friend or foe in the Covid-19 pandemic. Clinics, v. 75, 2020.
MARQUES, Georgiana Eurides de Carvalho. A Extensão Universitária no Cenário Atual da Pandemia do Covid-19. Revista Práticas Em Extensão, v. 4, n.1, p. 42-43, 2020.
SCORSOLINI-COMIN, Fabio; ROSSATO, Lucas; DA CUNHA, Vivian Fukumasu; CORREIA-ZANINI, Marta Regina Gonçalves; PILLON, Sandra Cristina. A religiosidade/espiritualidade como recurso no enfrentamento da Covid-19. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 10, 2020.
SOUZA, Ademir Hilário; SOUZA, Ana Paula Borges; TORRES, Lidiane Silva. The challenges of remote teaching in times of social isolation: pplicability of digital technologies as a ool in pedagogical practice. Anais do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1563. Acesso em: 15 Set. 2022.
World Health Organization (WHO). Advice for public. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/disseas/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/myth-busters. Acesso em: 21 Set. 2022
ZAROCOSTAS, John. How to fight an infodemic. The lancet, v. 395, n. 10225, p. 676-676, 2020.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista ELO – Diálogos em Extensão
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.