Extensão em tempos de pandemia: as lives do projeto Cultura Plural e a construção de diálogos sobre cultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14803

Palavras-chave:

Cultura, Pandemia, Mídias digitais, Jornalismo, Extensão universitária

Resumo

O trabalho relata a experiência de uma ação extensionista desenvolvida pelo projeto Cultura Plural, do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que consistiu na realização de uma série de entrevistas ao vivo com artistas e gestores culturais de Ponta Grossa. A série de diálogos “Ao Vivo do Cultura Plural” se constitui como espaço de debate sobre ações, produções e políticas culturais que se tornou alternativa para inserção de docentes e estudantes na área da cultura durante os anos de 2020 e 2021, em meio à pandemia de Covid-19. Durante o período, o Cultura Plural transmitiu 25 lives com entrevistas ao vivo disponíveis no Facebook e no Instagram do projeto. A iniciativa agregou conhecimentos e experiência aos estudantes sobre a produção jornalística nas mídias sociais e, sobretudo, proporcionou o contato com o campo da cultura e o diálogo com agentes sociais que estavam buscando modos alternativos para e sobreviver por meio da arte em um contexto de crise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Janz WOITOWICZ, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Dra. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenadora do projeto de extensão Cultura Plural. Bolsista de produtividade em Pesquisa CNPq.

Matheus Henrique Rocha GASTALDON, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Estudante do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bolsista do projeto de extensão Cultura Plural pela Fundação Araucária (PR).

Sérgio Luiz GADINI, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professor Dr. do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordenador do programa Agência de Jornalismo e supervisor do projeto Cultura Plural.

Referências

AMARAL, Rodrigo Correia do; FRANCO, Pedro Affonso Ivo; LIRA, André Luiz Gomes (Org.). Pesquisa de percepção dos impactos da Covid-19 nos setores cultural e criativo no Brasil. UNESCO, 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375069?posInSet=13&queryId=341e9048-f941-45cf-8445-efdb43251ed0. Acesso em: 12 Mar. 2022.

CANAVILHAS, J. Ensino do jornalismo: o digital como oportunidade. In: QUADROS, C. [et. al.]. Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais. Covilhã: LabCom, 2011.pp. 13-20.

ITAÚ CULTURAL. Dez anos de Economia da Cultura no Brasil e os Impactos da Covid-19: um relatório a partir do painel de dados do observatório Itaú Cultural. São Paulo: Itaú Cultural, 2020. Disponível em: https://portal-assets.icnetworks.org/uploads/attachment/file/100687/EconomiadaCulturanoBrasileosImpactosdaCOVID-19_PaineldeDados_nov.pdf. Acesso em: 12 Mar. 2022.

JENKINS, Henry; GREEN, Joshua; FORD, Sam. Cultura da conexão: criando valor e significado por meio da mídia propagável. São Paulo: Aleph, 2014.

NEXO JORNAL. O impacto do coronavírus na cultura. E o papel dos governos. 21/03/2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/21/O-impacto-do-coronav%C3%ADrus-na-cultura.-E-o-papel-dos-governos. Acesso em: 02 Fev. 2022.

YÚDICE, George. Economia da Cultura no Marco da Proteção e Promoção da Diversidade Cultural. Seminário Internacional da Diversidade Cultural. Ministério da Cultura do Brasil, Brasília, 2007.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

WOITOWICZ, K. J., GASTALDON, M. H. R., & GADINI, S. L. (2022). Extensão em tempos de pandemia: as lives do projeto Cultura Plural e a construção de diálogos sobre cultura. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 11. https://doi.org/10.21284/elo.v11i.14803

Edição

Seção

Relatos de Experiência