Relato de experiência do projeto “Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18542

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação sexual, Promoção do bem-estar, Saúde sexual, Saúde do adolescente

Resumo

O relato explora a adolescência como uma fase de transição significativa, caracterizada por mudanças físicas e psicossociais. Essas mudanças influenciam a identidade sexual dos jovens e podem levar a comportamentos de risco, como gravidez precoce e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O projeto de extensão "Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?" foi realizado em uma cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de educar adolescentes sobre saúde sexual. O projeto envolveu estudantes de Medicina que realizaram atividades em escolas públicas, abordando temas como fisiologia, ISTs e violência sexual. A capacitação dos participantes e a adaptação das estratégias de comunicação para diferentes contextos foram essenciais para o sucesso do projeto. A experiência também destacou a importância de uma rede de apoio escolar eficaz para lidar com relatos de violência. O projeto teve impacto positivo tanto na formação dos futuros médicos quanto na saúde sexual dos adolescentes participantes.

Downloads

Referências

AGYEI, Frank B.; KAURA, Doreen M. K.; BELL, Janet D. Exploring the culturally sensitive sexual and reproductive health information communication skill needs of parents in Ghana. African Journal of Primary Health Care & Family Medicine, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-11, 2023.

BENDER, Soley S.; HILMARSDOTTIR, Katrin; GUNNARSDOTTIR, Thora Jenny. Unmet sexual health needs of young men in contemporary society regarding condom use: Qualitative study. Sexual & Reproductive Healthcare, [s.l.], v. 39, p. 1-6, 2024.

BERTOLLO, Leandro Pedro Goloni; MARTINS, Rebecca Ranzani; AYRES, José Ricardo Carvalho de Mesquita. Educação sexual e reprodutiva para adolescentes como educação entre pares: avaliação de uma experiência de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 83-91, 2018.

CARRERA-FERNÁNDEZ, Maria Victoria; LAMEIRAS-FERNÁNDEZ, María; BLANCO-PARDO, Nazaret; RODRÍGUEZ-CASTRO, Yolanda. Preventing Violence toward Sexual and Cultural Diversity: The Role of a Queering Sex Education. International Journal Environmental Research and Public Health, [s.l.], v. 18, n. 4, p. 1-15, 2021.

FUNDO DE POPULAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. UNFPA: Brasil segue com índices elevados de gravidez na adolescência. Organização das Nações Unidas. Fundo de População das Nações Unidas. [S.l.]: UNFPA, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/199938-unfpa-brasil-segue-com-%C3%ADndices-elevados-de-gravidez-na-adolesc%C3%AAncia. Acesso em: 26 fev. 2024.

GOODALL, Kaysi R.; MORSE, Elizabeth; HOWARD, Carolyn M. Culturally sensitive emergency care for sexual and gender minority youth: A quality improvement initiative. International Emergency Nursing, [s.l.], v. 73, p. 1-5, 2024.

INOUE, Silvia Regina Viodres; RISTUM, Marilena. Violência sexual: caracterização e análise de casos revelados na escola. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 25, n. 1, p. 11–21, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2019/IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Rio de Janeiro: IBGE, 2021. 162 p.

KIRBY, Douglas. Emerging Answers 2007: Research Findings on Programs to Reduce Teen Pregnancy and Sexually Transmitted Diseases. Washington, DC: The National Campaign to Prevent Teen and Unplanned Pregnancy, 2007. 204 p.

MYAT, Su Mon; PATTANITTUM, Porjai; SOTHORNWIT, Jen; NGAMJARUS, Chetta; RATTANAKANOKCHAI, Siwanon; SHOW, Kyaw Lwin; JAMPATHONG, Nampet; LUMBIGANON, Pisake. School-based comprehensive sexuality education for prevention of adolescent pregnancy: a scoping review. BMC Womens Health, [s.l.], v. 24, n. 1, p. 137, 2024.

SANTOS, Vaneska Ribeiro Perfeito; ADÃO, Isabel Cristina; OLIVEIRA, Ernani Coimbra de; CAMPOS, Isabella Cristina Moraes; ANDRADE, Stela Cabral de; SACRAMENTO, Ozana Aparecida do. Os desafios da educação sexual no contexto escolar: o papel da enfermagem. Revista Eletrônica Debates Em Educação Científica e Tecnológica, [s.l.], v. 7, p. 187-207, 2019.

SANTANA, Regis Rodrigues; SANTANA, Cristina Célia de Almeida Pereira; COSTA NETO, Sebastião Benício da; OLIVEIRA, Ênio Chaves de. Extensão universitária como prática educativa na promoção da saúde. Educação & Realidade, [s.l.], v. 46, n. 2, 2021.

SILVA, Paloma de Oliveira; SILVA, Breendo Holanda Pereira da; RIBEIRO, Rayane Brandão; PAULINI, Fernanda. Sociedade e educação sexual: influências do conservadorismo político-religioso nos documentos norteadores do Ensino Básico Brasileiro. SciELO Preprints, [s.l.], 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/scielopreprints.5803. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5803/version/6135. Acesso em: 26 fev. 2024.

UZUNOV, Ana Veronica; SECARA, Diana Cristina; MEHEDINTU, Claudia; CÎRSTOIU, Monica Mihaela. Preeclampsia and neonatal outcomes in adolescent and adult patients. Journal of Medicine and Life, [s.l.], v. 15, n. 12, p. 1488-1492, 2022.

VIEIRA, Gustavo Neves; FERREIRA, Luan Moraes; SOUSA, Randerson José de Araujo; COSTA, Ana Gabriela de Sousa; FILGUEIRAS, Lígia Amaral; ALMEIDA, Yane Santos. O HIV/AIDS entre os jovens no Brasil: revisão integrativa da literatura. Health and Biosciences, [s.l.], v. 2, n. 1, p. 16-30, 2021.

Downloads

Publicado

07-02-2025

Como Citar

NUNES, F. D. D., LIMA, L. E. de O. C., BARBOSA, F. M., APARECIDO, M. T. G., TEX, I. S., FONSECA, I. R., GUIDO, J. V. G., MARQUES, G. D., ALVES , B. G., FERREIRA , A. C. O., & SANTOS, G. F. (2025). Relato de experiência do projeto “Ei, jovem, você entende o que seu corpo fala?”. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18542

Edição

Seção

Relatos de Experiência