O “estar na escola” em quadrinhos: laço escolar em tempos de reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18797

Palavras-chave:

Oficinas pedagógicas, Educação, Quadrinhos, Humor, Novo ensino médio

Resumo

Relato da experiência do projeto Da escola à universidade: escutando o mal-estar (UNIRIO) que trata de oficinas realizadas no ano de 2023 em uma escola estadual do Rio de Janeiro com estudantes do 2º. ano do Ensino Médio. Um ciclo de conversas e propostas de expressão (oral, escrita, teatral, em quadrinhos e exposição) sobre o “estar na escola” que representou importante avanço na interlocução dos estudantes com o ambiente escolar. A metodologia da construção de quadrinhos como forma de expressão trouxe leveza e humor para tratar de assuntos geralmente difíceis. Em um contexto de fragmentação das práticas devido às recentes transformações tecnológicas, políticas, sociais e curriculares, essas oficinas representaram uma aposta que a expressão dos estudantes tem o poder de agregar valor e fortalecer o laço com a escola. Apesar de toda desestruturação atravessada, a escola continua sendo um lugar privilegiado de endereçamento ao outro e reconhecimento de si.

Downloads

Biografia do Autor

Andréa MARTELLO, UNIRIO

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil. Membro do Diretório de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/CNPq). Psicanalista, realiza pesquisa e extensão na área da infância, juventude e formação de professores.

Cláudia Braga de ANDRADE

Psicóloga, Psicanalista, Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Educação, na Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil. Membro do NIAJ/UFRJ e do Diretório de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Laço Social (LAPSE/UFF).

Diego Marinho LUIZ

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Graduado em Licenciatura em Artes plásticas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor de arte do Estado do Rio de Janeiro, membro do coletivo de quadrinhos educacionais “Educartum” e membro do coletivo “FERA”( Formação educacional em Rede de Animação). Cartunista premiado pelo 33º troféu HQMIX.

Aline Araújo LEWENKOPF

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro, Brasil.Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil.    Bolsista de iniciação científica do projeto "Laço social, modos de subjetivação e educação: desafios contemporâneos" (PROPGPI/UNIRIO), integrante do projeto extensão "Da escola à universidade: escutando o mal-estar" (PROEX/UNIRIO).

Mariana Sousa D'AMICO

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil. Bolsista PIBEX do projeto extensão "Da escola à universidade: escutando o mal-estar" (PROEXC/UNIRIO).

Regina AFFONSO

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, Brasil. Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil.  Extensionista do projeto "Da escola à universidade: escutando o mal-estar" (PROEX/UNIRIO).

Caroline Maria de Jesus MARTINS

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, Rio de Janeiro, Brasil.

Referências

ANDRADE, Cláudia Braga de; COUTINHO, Luciana Gageiro; MARTELLO, Andréa; LEWENKOPF, Aline Araújo; BITENCOURT, Daniel Escano. Adolescência, escola e o tempo na pandemia. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Ano XVII, n. 30, p. 14-31, 2023. ISSN Online: 2359-246X. DOI https://doi.org/10.22481/aprender.i30.13744.

BERNUCCI, Leopoldo M. Justiça poética na épica latino-americana moderna. Revista USP, n. 50, p. 238-246, 2001. DOI https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i50p238-246.

BRAIT, Beth. Olhar e ver: verbo-visualidade em perspectiva dialógica. Revista Bakhtiniana, v. 8, n. 2, p. 43-66, 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16568. Acesso em: 14 mar. 2024.

CARDOSO, José Arlei. Webcomic e hiperleitura. Esferas, n. 9, 2017. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/esf/article/view/8067. Acesso em: 20 fev. 2024.

CASTRO, Lúcia Rabello de; BESSET, Vera Lopes. Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau, 2008.

COUTINHO, Luciana Gageiro; LEHMANN, Lucia de Mello e Souza. Produção de imagens e construção de sentidos: uma oficina com jovens na escola. ETD, v. 14, n. 02, p. 202-219, dez. 2012. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922012000200013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 03 ago. 2024.

CHINEN, Nobu. Aprenda e faça arte sequencial: linguagem HQ; conceitos básicos. São Paulo: Criativo, 2011.

DESCHAMPS, Jean-Claude; MOLINER, Pascal. A identidade em psicologia social: dos processos identitários às representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2009.

DUTRA, Juliana Resende. Práticas do olhar: atrelamentos entre arte e cultura visual. Revista Científica Semana Acadêmica, nº 36, 2013. Disponível em: https://semanaacademica.org.br/artigo/praticas-do-olhar-atrelamentos-entre-arte-e-cultura-visual. Acessado em: 14 ago. 2024.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos estéticos da educação. São Paulo: Cortez, 1981.

FREUD, Sigmund. O humor. In Edição Standart das Obras Completas de Sigmund Freud. Imago: 1996.

KOEHLER, Sonia Maria Ferreira; GONZALES, Nathália Garcia Panacioni; MARPICA, Júlia Barbeito. A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes. DESIDADES: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, nº 29, p. 168-185, 2021. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/desi/n29/n29a11.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

LUIZ, D. M. Coletivo Educartum: ativismo em prol da educação através do humor gráfico. Revista Balbúrdia, São Paulo, USP, n. 6, p. 40-43, 2023. Disponível em: https://sites.usp.br/revistabalburdia/coletivo-educartum. Acesso em: 15 jan. 2024.

MCCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. Makron Books, São Paulo: 1995. Disponível em: https://semioticadaimagem.files.wordpress.com/2016/04/desvendando-os-quadrinhos-scott-mccloud.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.

MOREIRA, Ester Roberta Cardoso. Desvendando as Punch-line: construção e compreensão de sentidos na comédia de stand-up sob a perspectiva da linguística cognitiva. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal Fluminense, 2015.

PRADO, Luiz. Livro mostra a resistência lúdica de Henfil à ditadura: “Rir das Ditaduras”, professor de História da USP investiga a produção do chargista na revista “Fradim”. Jornal da USP, Cultura, 2018. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=171440. Acesso em: 20 abr. 2024.

RAMOS, Paulo Eduardo. Faces do Humor: Uma aproximação entre piadas e tiras. Campinas, SP: Zarabatana, 2011.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to Researching with Visual Materials. Londres: SAGE/Companion website (e-book). 4th edition, 2016, 432p.

WERNECK, Giovanna Carrozzino; LEITE, Priscila de Souza Chisté. “Tirando o escuro das coisas”: o humor engajado nos quadrinhos de Henfil. Trabalho apresentado no III Simpósio Nacional de Linguagem Humorística. PERcursos Linguísticos, v. 7, n. 15, p. 36-54, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/15538. Acesso em: 14 mar. 2024.

Downloads

Publicado

20-02-2025

Como Citar

MARTELLO, A., ANDRADE, C. B. de, LUIZ, D. M., LEWENKOPF, A. A., D’AMICO, M. S., AFFONSO, R., & MARTINS, C. M. de J. (2025). O “estar na escola” em quadrinhos: laço escolar em tempos de reforma do Ensino Médio. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18797

Edição

Seção

Artigos