O “estar na escola” em quadrinhos: laço escolar em tempos de reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.18797Palavras-chave:
Oficinas pedagógicas, Educação, Quadrinhos, Humor, Novo ensino médioResumo
Relato da experiência do projeto Da escola à universidade: escutando o mal-estar (UNIRIO) que trata de oficinas realizadas no ano de 2023 em uma escola estadual do Rio de Janeiro com estudantes do 2º. ano do Ensino Médio. Um ciclo de conversas e propostas de expressão (oral, escrita, teatral, em quadrinhos e exposição) sobre o “estar na escola” que representou importante avanço na interlocução dos estudantes com o ambiente escolar. A metodologia da construção de quadrinhos como forma de expressão trouxe leveza e humor para tratar de assuntos geralmente difíceis. Em um contexto de fragmentação das práticas devido às recentes transformações tecnológicas, políticas, sociais e curriculares, essas oficinas representaram uma aposta que a expressão dos estudantes tem o poder de agregar valor e fortalecer o laço com a escola. Apesar de toda desestruturação atravessada, a escola continua sendo um lugar privilegiado de endereçamento ao outro e reconhecimento de si.
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