Educação alimentar e nutricional para grupos vulnerabilizados: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19281

Palavras-chave:

Educação alimentar e nutricional, Rede socioassistencial, Alimentação saudável

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é fundamental para a promoção de hábitos alimentares saudáveis e contribui para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Diante disso, objetivou-se relatar ações de EAN desenvolvidas com o público assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em municípios no sudoeste do Paraná. Trata-se de ações desenvolvidas no projeto de extensão intitulado “Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na Rede Socioassistencial do município de Realeza – PR e municípios vizinhos” da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Realeza que realizou ações de EAN com o público referido. Foram desenvolvidas 17 atividades ao longo do ano de 2023 com diversos temas relacionados a alimentação e nutrição. As atividades foram bem avaliadas pelos participantes indicando uma recepção positiva por parte dos envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Neurani Rodrigues; FREITAS, Francisca Marta Nascimento de Oliveira; LOBO, Figuenun Rosimar Honorato. Formação de hábitos alimentares na primeira infância: benefícios da alimentação saudável. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. e238101522901-e238101522901, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22901.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno de atividades: Promoção da alimentação adequada e saudável: ensino fundamental II. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

BRASIL. Orientações técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.

DUARTE, Giovanna Kanashiro; TAVARES, Ingrid Giovanna Alves; MAYNARD, Dayanne da Costa. Relação da comida afetiva no padrão alimentar adulto. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, p. e16012642170-e16012642170, 2023. DOI: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42170.

FIGUEIREDO, Sônia Maria de; FREITAS, Márcia Christina Dornelas de; SILVA, Joseane Maria Tobias da; VIEIRA FILHO, Sidney Augusto; CALIGIORNE, Rachel Basques. Oficinas de culinária: método educativo de alimentação saudável. HU Revista, [S. l.], v. 40, n. 1 e 2, 2014.

LOURENÇO, Margarida; SANTOS, Célia; CARMO, Isabel do. Estado nutricional e hábitos alimentares em crianças de idade pré-escolar. Revista de Enfermagem Referência, v. 4, n. 1, p. 7-14, 2014.

MARTINS, Ygor Graciano. A educação alimentar e nutricional no trabalho de equipe de estratégia de saúde da família: concepções e práticas. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão da Clínica) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2022.

MENEGASSI, Bruna; ALMEIDA, Juliana Barros de; OLIMPIO, Mi Ye Marcaida; BRUNHARO, Marina Schiavinato Massei; LANGA, Fernanda Ramos. A nova classificação de alimentos: teoria, prática e dificuldades. Ciência & Saúde Coletiva [online], v. 23, n. 12, p. 4165-4176, 2018.

MENEZES, Bianca Fattori de; CARMO, Mariane Moreira Ramiro do. A importância da rotulagem alimentar e nutricional para a autonomia alimentar do consumidor. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 4, p. 23114-23116, 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv8n4-024.

RODRIGUES, Fernanda Rech. Atenção plena aplicada à nutrição. Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Núcleo Telessaúde Santa Catarina, 2019.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES - SBD. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2019-2020. Brasília: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2019.

Downloads

Publicado

06-03-2025

Como Citar

LIMA, M. P. de, CUSTODIO, C. P., & RAMOS, F. P. (2025). Educação alimentar e nutricional para grupos vulnerabilizados: um relato de experiência. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19281

Edição

Seção

Relatos de Experiência