Facilitando a transferência de conhecimento na citricultura por meio de um pomar didático
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19326Palavras-chave:
Fruticultura, Tecnologia social, Extensão universitáriaResumo
A citricultura brasileira desempenha um papel crucial na economia nacional. Pomares didáticos são necessários para respaldar o aprendizado teórico, e fortalecer habilidades práticas. Este estudo demonstra a importância de um pomar didático na formação dos alunos e na extensão rural, com ênfase na prática de enxertia. Variedades de copa e porta-enxertos foram catalogadas e documentadas em um pomar didático de citros, com a identificação das plantas e a vinculação destas a códigos QR, e estes a um site com informações detalhadas sobre essas plantas. Visitas guiadas e cursos de extensão foram fundamentais para disseminar conhecimentos sobre manejo agrícola sustentável, destacando a importância da escolha criteriosa de copa e porta-enxerto. Essa abordagem melhorou o acesso a esse acervo e alinhou conhecimentos teóricos a experiências práticas, beneficiando discentes, agricultores e comunidades locais com disponibilização de informação e práticas sustentáveis de manejo.
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