Facilitando a transferência de conhecimento na citricultura por meio de um pomar didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19326

Palavras-chave:

Fruticultura, Tecnologia social, Extensão universitária

Resumo

A citricultura brasileira desempenha um papel crucial na economia nacional. Pomares didáticos são necessários para respaldar o aprendizado teórico, e fortalecer habilidades práticas. Este estudo demonstra a importância de um pomar didático na formação dos alunos e na extensão rural, com ênfase na prática de enxertia. Variedades de copa e porta-enxertos foram catalogadas e documentadas em um pomar didático de citros, com a identificação das plantas e a vinculação destas a códigos QR, e estes a um site com informações detalhadas sobre essas plantas. Visitas guiadas e cursos de extensão foram fundamentais para disseminar conhecimentos sobre manejo agrícola sustentável, destacando a importância da escolha criteriosa de copa e porta-enxerto. Essa abordagem melhorou o acesso a esse acervo e alinhou conhecimentos teóricos a experiências práticas, beneficiando discentes, agricultores e comunidades locais com disponibilização de informação e práticas sustentáveis de manejo.

Downloads

Referências

BIAZATTI, Marlon Altoé; SOUZA, Ricardo Moreira de; MARINHO, Claudia Sales; OLIVEIRA, Guilherme Denilson; CAMPOS, Grasiela Siqueira; GOMES, Vicente Martins; BREMENKAMP, Cíntia. Cattley guava genotypes resistance to Meloidogyne enterolobii. Ciência Rural, v. 46, n. 3, p. 418-420, 2016.

CARVALHO, Waleska Soares; MARINHO, Claudia Sales; ARANTES, Mariana Barreto Dos Santos; CAMPBELL, Grasiela; AMARAL, Bruno Dias; DA CUNHA, Maura. Agronomic and anatomical indicators of dwarfism and graft incompatibility in citrus plants. Journal of Agricultural Science, vol. 10, nº. 9, p. 263-274, 2018.

COUTINHO, Alessandra Lima; DA SILVA, Rosana Cardoso Rodrigues; DOS SANTOS, Abimael Oliveira. Pomar em escola rural: espaço de aprendizagem e conscientização ambiental no município de Paragominas, Pará. Revista Contemporânea, v. 3, n. 10, p. 19266-19285, 2023.

DIRR, Michael; HEUSER, Charles. The reference manual of woody plant propagation. Athens, GA: Varsity Press, 1987. p. 239.

FAOSTAT. Crops and livestock products. 2024. Disponível em: https://www.fao.org/faostat/en/#data/QCL. Acesso em: 15 jul.2024.

FRANCO JÚNIOR, Nelson; MILÃO, Marcos; ROMANELLI, Thiago. Demanda de energia na produção de citros com diferentes eficiências operacionais. Engenharia Agrícola, v. 34, n. 4, p. 746-754, 2014.

FERREIRA, Jamyle Rocha; RIBEIRO, Monique Souza; HERNANDES, Raiane Osmindo Florindo; SILVA, Alexsandro Santos. Implantação de pomar no espaço escolar do colégio estadual professora Jane Assis Peixoto. Revista Multidisciplinar do Nordeste Mineiro, v. 1, n. 1, p. 25-37, 2023.

LEÃO, Patricia Coelho de Souza; NASCIMENTO, José Henrique Bernardino; DE MORAES, Daiane Silva; SOUZA, Edimara Ribeiro. Yield components of the new seedless table grape ‘BRS Ísis’ as affected by the rootstock under semi-arid tropical conditions. Scientia Horticulturae, v. 263, p. 109-114, 2020.

MORESCO, Terimar Ruoso; ROCHA, João Batista Teixeira da; BARBOSA, Nilda Vargas. Ensino de Microbiologia e a Experimentação no Ensino Fundamental. Revista Contexto & Educação, v. 32, n. 103, p. 165-190, 2017.

NEVES, Marcos Fava; TROMBINI, Vinicius Gustavo. Anuário da citricultura. 1ª edição. CITRUSBR, 2017.

PEREIRA, Priscila de Sousa Rollo; STÜRMER, Sidney Luiz; JARDIM, Paulo Vitor Dutra; GONZATTO, Mateus Pereira; SCHWARZ, Sergio Francisco. Colonización natural con micorrizas arbusculares en huertos de mandarino ‘Oneco’ injertados en seis patrones. DELOS: Desarrollo Local Sostenible, v. 16, n. 46, p. 2010–2028, 2023.

PINHEIRO, Jonison Vieira; NARCISO, Christian Silva. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, v. 14, n. 2, p. 56-68, 2022.

PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto; BACKE, Dirce Stein; CARPES, Adriana; BATTISTEL, Amara Lúcia Holanda Tavares; MARCHIORI, Mara. Ensino, pesquisa e extensão universitária: em busca de uma integração efetiva. Linhas Críticas, v. 16, n. 31, p. 377-390, 2010.

SILVA, Guilherme Ferreira; MELLO-FARIAS, Paulo; DODE, Luciana Bicca. Biotecnologia Invade a Escola-Pomar Didático. Expressa Extensão, v. 21, n. 1, p. 14-22, 2016.

SILVA, Rodrigo; FREITAS, Luana; MOREIRA, Heloisa; KOZLOWSKI, Leylane; ROCHA, Marcelle; MATOS, Carlos Henrique. Aquarela viva: um espaço para a produção de plantas ornamentais. Fórum de Integração Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica do IFRR, v. 6, n. 1, p. 45-58, 2019.

Downloads

Publicado

24-02-2025

Como Citar

GALVÃO, S. P., MARINHO, C. S., SANTOS, R. F. dos, SILVA, R. M. da R., CORRÊA, A. C., SILVA, A. E. da, MARCIANO, M. J. R. P., & ROCHA, V. H. P. (2025). Facilitando a transferência de conhecimento na citricultura por meio de um pomar didático. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19326

Edição

Seção

Relatos de Experiência