A potencialidade de planetários para o fomento de uma cidadania planetária
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19400Palavras-chave:
Extensão, Planetário, Cidadania global, AstronomiaResumo
Este trabalho explora a potencialidade de planetários para fomentar uma cidadania planetária e foi desenvolvido no âmbito de um programa de extensão de divulgação científica em Astronomia. A pesquisa qualitativa contou com a participação de 36 alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da região do Campo das Vertentes, Minas Gerais, entrevistados após uma sessão no planetário. As perguntas focaram no papel da Astronomia e da atividade realizada na conscientização sobre a necessidade do desenvolvimento de uma cidadania planetária. Todos os alunos concordaram que a Astronomia, ao expandir nosso conhecimento sobre os astros, nos incentiva a valorizar e cuidar do nosso planeta. Segundo eles, a atividade no planetário contribuiu para uma melhor percepção de nossa posição no universo, da fragilidade e singularidade da Terra e da consequente responsabilidade de manter o planeta habitável para as futuras gerações.
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