Extensão universitária via competições matemáticas: uma experiência com estudantes dos ensinos médio e superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19408

Palavras-chave:

Competições matemáticas, Extensão, Ensino médio, Resolução de problemas

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar a experiência de um evento de extensão desenvolvido por uma equipe de docentes e discentes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2023. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência. O evento, intitulado VII Maratona de Matemática do Ensino Médio, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas um contato com a universidade, com os professores e com os estudantes do curso de Graduação em Matemática por meio de atividades matemáticas atrativas, para contribuir com a melhoria do Ensino da Matemática e trocar saberes entre todos os partícipes com vistas à construção de novos conhecimentos. Neste relato é discutido cada etapa desta proposta, quanto à organização e ao desenvolvimento do evento e, paralelamente, evidenciado o impacto social proveniente da qualificação dos estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.

Downloads

Biografia do Autor

Giselle Moraes Resende PEREIRA, Universidade Federal de Uberlândia

Professora da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Mestre em Matemática pela UFU (2012). Bacharel em Matemática pela (UFU) (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (2011). Possui curso de extensão universitária em Educação a Distância pelo Centro Educacional Sul Mineiro LTDA-ME, CESM (2016). Tem experiência na área de Matemática e de Educação, com ênfase em Educação Matemática. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, Modelagem Matemática, Formação de professores, Educação Superior, Docência universitária, Tecnologias Digitais no ensino, Educação Matemática Digital, Educação a Distância e Análise Funcional.

Mirian Fernandes Carvalho ARAÚJO, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia, mestrado e doutorado em Estatística e Experimentação Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática e Estatística, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelos AMMI, Componentes Principais e Análise de agrupamentos.

Josuel Kruppa ROGENSKI, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e mestrado e doutorado em Ciências de Computação e Matemática Computacional pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais. In: Reunião Anual da SBPC: Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, 72., 2020, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://reunioes.sbpcnet.org.br/72RA/textos/CO-MariaElizabethBAlmeida.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

CARREIRA, Susana; AMADO, Nélia. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: Os SUBs. Universidade do Algarve – Projeto Problem@Web –, Gambelas, Faro, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/61507220. Acesso em: 10 jan. 2024.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS; SESu/MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Natal: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. 2000/2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.

KENSKI, Vani Moreira. Reflexões e indagações sobre a sociedade digital e a formação de um novo profissional/professor. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa – RELATEC –, Cáceres, v. 3, n. 2, p. 99-107, 2007. Disponível em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/view/171. Acesso em: 10 jan. 2024.

Downloads

Publicado

23-03-2025

Como Citar

PEREIRA, G. M. R., ARAÚJO, M. F. C., & ROGENSKI, J. K. (2025). Extensão universitária via competições matemáticas: uma experiência com estudantes dos ensinos médio e superior. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19408

Edição

Seção

Relatos de Experiência