Extensão universitária via competições matemáticas: uma experiência com estudantes dos ensinos médio e superior
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19408Palavras-chave:
Competições matemáticas, Extensão, Ensino médio, Resolução de problemasResumo
O objetivo deste artigo é relatar a experiência de um evento de extensão desenvolvido por uma equipe de docentes e discentes do curso de graduação em Matemática da Universidade Federal de Uberlândia no ano de 2023. Trata-se de um trabalho descritivo do tipo relato de experiência. O evento, intitulado VII Maratona de Matemática do Ensino Médio, teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas um contato com a universidade, com os professores e com os estudantes do curso de Graduação em Matemática por meio de atividades matemáticas atrativas, para contribuir com a melhoria do Ensino da Matemática e trocar saberes entre todos os partícipes com vistas à construção de novos conhecimentos. Neste relato é discutido cada etapa desta proposta, quanto à organização e ao desenvolvimento do evento e, paralelamente, evidenciado o impacto social proveniente da qualificação dos estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Formação de professores para a era da informação e das tecnologias digitais. In: Reunião Anual da SBPC: Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI, 72., 2020, Natal. Anais [...]. Natal: UFRN, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://reunioes.sbpcnet.org.br/72RA/textos/CO-MariaElizabethBAlmeida.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
CARREIRA, Susana; AMADO, Nélia. Um olhar sobre uma competição matemática na Web: Os SUBs. Universidade do Algarve – Projeto Problem@Web –, Gambelas, Faro, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/61507220. Acesso em: 10 jan. 2024.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS; SESu/MEC. Plano Nacional de Extensão Universitária. Edição Atualizada. Natal: Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. 2000/2001. Disponível em: http://www.prae.ufrpe.br/sites/prae.ufrpe.br/files/pnextensao_1.pdf. Acesso em: 10 jan. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Reflexões e indagações sobre a sociedade digital e a formação de um novo profissional/professor. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa – RELATEC –, Cáceres, v. 3, n. 2, p. 99-107, 2007. Disponível em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/view/171. Acesso em: 10 jan. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista ELO – Diálogos em Extensão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A Revista reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.