Um panorama da curricularização da extensão nos cursos de licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20012Palavras-chave:
Projetos extensionistas, Projeto pedagógico de curso (PPC), Atividades extensionistas, Ações extensionistasResumo
A integração mínima de 10% da carga horária de extensão nos currículos dos cursos de graduação, conhecida como curricularização da extensão, foi exarada pelo Plano Nacional de Educação 2014-2024, tornando-se obrigatória a partir da Lei nº 13.005 de 2014. Nesse período a sua implementação representou um desafio significativo para as instituições de ensino superior, exigindo ajustes nos projetos pedagógicos dos cursos para incluir as atividades de extensão. Nessa perspectiva, este artigo trata da importância da extensão no ensino superior e sua curricularização, tendo como finalidade principal, apresentar um panorama das atividades extensionistas propostas nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Química do IFPR. No decorrer do texto é possível verificar que a extensão universitária nos cursos de Química do IFPR desempenha um papel fundamental na disseminação do conhecimento químico, nas relações com a comunidade, na aplicação prática da pesquisa e na inspiração de futuros profissionais da área. Além disso, cabe destacar que as ações de extensão são articuladas ao ensino e à pesquisa e contribuem com a promoção e o envolvimento dos estudantes com a comunidade tendo em vista atender demandas reais da sociedade.
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