Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos: uma experiência de extensão em uma escola pública no município de Santarém, Pará, Amazônia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20769

Palavras-chave:

Educação ambiental, Resíduos sólidos urbanos, Desenvolvimento sustentável, Extensão universitária

Resumo

O objetivo deste artigo foi demonstrar os resultados de uma extensão universitária com o tema Saneamento Básico e Resíduos Sólidos. Atividade realizada na Universidade Federal do Oeste do Pará, envolvendo alunos da Escola Nossa Senhora de Aparecida, em Santarém/PA. Foi aplicado um formulário de avaliação, a fim de medir a satisfação dos participantes. A maioria dos alunos já possuía algum conhecimento sobre desenvolvimento sustentável, mas tendia a associá-lo à questão ambiental, sem considerar suas dimensões social e econômica. Quanto aos resíduos sólidos, observou-se desconhecimento entre os alunos sobre a definição e parte significativa não sabia as diferenças entre resíduos, lixo e rejeitos. A dinâmica de grupo se mostrou eficaz para facilitar o aprendizado. O impacto da ação foi visível no alto nível de engajamento dos alunos, que expressaram interesse em aprofundar seus conhecimentos. Além disso, os participantes consideraram a temática altamente relevante. A ação de extensão teve impacto positivo no aprendizado dos alunos, contribuindo para a conscientização sobre a gestão sustentável dos resíduos e estimulando reflexão crítica sobre os desafios ambientais. Ao promover a educação ambiental, a extensão universitária mostrou-se uma ferramenta importante para incentivar práticas sustentáveis entre os jovens e apoiar o desenvolvimento local e a formação cidadã.

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Biografia do Autor

Janaína dos Santos MENDES, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas.

Sílvio Campos dos SANTOS NETO, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduando em Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas.

Bruna Shaienny Marques CAMPOS, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas.

Nathali Silva BERNADO, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas.

Samela do Nascimento da SILVA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduada em Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia das Águas e graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas.

Jaqueline Portal da SILVA, Universidade Federal do Oeste do Pará

Docente da Universidade Federal do Oeste do Pará. Campus Tapajós. Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas

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Publicado

21-03-2025

Como Citar

SOUSA, M. D. F., MENDES, J. dos S., SANTOS NETO, S. C. dos, CAMPOS, B. S. M., BERNADO, N. S., SILVA, S. do N. da, & SILVA, J. P. da. (2025). Educação ambiental e gestão de resíduos sólidos: uma experiência de extensão em uma escola pública no município de Santarém, Pará, Amazônia, Brasil. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 14. https://doi.org/10.21284/elo.v14i.20769

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Artigos