Construindo saberes sobre desenvolvimento rural sustentável e agroecologia: uma experiência com extensão universitária

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar uma experiência com extensão universitária sobre a construção de saberes, para a promoção do desenvolvimento rural sustentável, a partir da agroecologia no município São Thomé das Letras - MG. Foram realizadas dez reuniões e doze atividades com a comunidade em vinte meses. Inicialmente foi realizado um diagnóstico participativo, e todas as ações foram construídas de forma coletiva, considerando-se as demandas da comunidade. Observaram-se, no decorrer do projeto, algumas limitações, principalmente, relacionadas à falta de financiamento e à participação às reuniões. Como potencialidades, ressaltam-se as diversas possibilidades dos atores sociais envolvidos em aprender, dialogar e ensinar sobre o desenvolvimento rural sustentável e agroecologia. Essa experiência foi marcada pelo diálogo e troca de saberes, ao buscar superar a ideia de transmissão de conhecimentos da universidade para a sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Santos Pereira, Universidade Federal de Lavras.
Professora Doutora do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras
Luiz Antônio Augusto Gomes, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia

Professor no Programa Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia da Universidade Federal de Lavras e professor na Universidade Federal de Uberlândia – Campus Patos de Minas/MG.

 

Publicado
2019-06-29
Como Citar
Barata-Silva, A. W., Santos Pereira, V., & Augusto Gomes, L. A. (2019). Construindo saberes sobre desenvolvimento rural sustentável e agroecologia: uma experiência com extensão universitária. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(1). https://doi.org/10.21284/elo.v8i1.8232
Seção
Artigos