Guardiã ou abusadora? Neoconservadorismo e o lugar da família e da escola na garantia da dignidade sexual de crianças e adolescentes

Autores/as

  • Andre Luiz Coutinho Vicente Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Eduardo Santos de Almeida Junior Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-4662-7883

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v35i1.13151

Palabras clave:

Infancia, Dignidad Sexual, Familia, Educación

Resumen

Os discursos essencialistas sobre a família, a escola e sobre as funções que assumem na proteção das crianças e adolescentes revelam dualismos que precarizam a colaboração entre estas instituições. Nesse sentido, este trabalho lança um olhar sobre as violações da dignidade sexual de crianças e adolescentes enfocando os papéis destas instituições, entendendo que adquirem sentidos nas dinâmicas sociais e que podem ou não ser espaço seguro, podendo ser, inclusive, espaço violento e abusivo. Para isso, partimos de duas hipóteses: a primeira de que a ascensão do neoconservadorismo – expresso no Projeto “Escola Sem Partido” - é pano de fundo que organiza os cerceamentos do fazer docente; e a de que a família pode ser violadora da dignidade sexual e/ou omissa, cabendo à escola o papel de espaço seguro para a denúncia de violações e garantia dos direitos destas crianças e adolescentes. Metodologicamente lançamos mão das análises de documentos e bibliográfica. Fora possível chegar à conclusão de que no ambiente escolar, à revelia dos discursos neoconservadores e essencialistas, as crianças e adolescente podem encontrar espaço de proteção e construção de aprendizados relativos à garantia da dignidade sexual.

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Biografía del autor/a

Eduardo Santos de Almeida Junior, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, desenvolvendo pesquisas na área do Direito da Criança e do Adolescente com ênfase em Violência Infantojuvenil.

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Publicado

2024-08-16

Cómo citar

Coutinho Vicente, A. L., & Almeida Junior, E. S. de. (2024). Guardiã ou abusadora? Neoconservadorismo e o lugar da família e da escola na garantia da dignidade sexual de crianças e adolescentes. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 35(1). https://doi.org/10.31423/oikos.v35i1.13151