Chamada para o dossiê: Trabalho Feminino na Amazônia
O objetivo da chamada e trazer discussões sobre o cenário do trabalho feminino na Amazônia e as relações entre: gênero e economia, críticas às teorias econômicas tradicionais, economia do cuidado e outras discussões que relacionem a garantia da sustentabilidade na Amazônia.
A discussão sobre essa temática é fundamental, considerando que a Amazônia é uma região estratégica para a mitigação da crise climática mundial, e que, em novembro de 2025 será realizado na cidade de Belém, no Pará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Diante desse cenário, considera-se importante a visibilidade do trabalho feminino no contexto Amazônico (social, econômico, ambiental e institucional).
Serão aceitos trabalhos teóricos e empíricos que explorem o tema considerando as peculiaridades da região em seus aspectos demográficos, populacionais e ambientais e os desafios que este contexto apresenta para a população feminina da região (quilombolas, ribeirinhas, indígenas, dentre outras), desvelando ,como ao longo do tempo, as mudanças são traduzidas em novas formas de produzir. Espera-se receber artigos resultados de pesquisas originais e que contemplem análises e reflexões teóricas e teórico-práticas.
Os trabalhos serão recebidos até 30 de abril de 2025.
Organizadores do Dossiê:
Jones Nogueira Barros. Sociólogo. Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e Doutor em Administração. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Administração PPAD/ UNAMA. É membro do grupo de pesquisa GESDEL/PPAD. Email: jones.barros@unama.br
Tamara Lima Martins Faria. Graduada em Administração. Mestra em Planejamento do Desenvolvimento do Trópico Úmido e Doutora em Desenvolvimento Socioambiental. Professora do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. Email: tamarafaria@ufpa.br
Segue alguns eixos temáticos para a construção dos artigos:
- Economia do cuidado e suas características no contexto amazônico;
- Trabalho e maternidade;
- Neoextrativismo e organização sexual do trabalho;
- Trabalho feminino 60+ na Amazônia;
- Organizações comunitárias e emancipação política de mulheres
- Cooperativismo feminino na Amazônia;
- Empreendedorismo feminino na Amazônia;
- Mulheres de populações tradicionais e trabalho;
- Transições demográficas e sua influência na economia feminina na Amazônia.
Saiba mais sobre Chamada para o dossiê: Trabalho Feminino na Amazônia