Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Oikos: Família e Sociedade em debate, revista com periodicidade semestral, destina-se à disseminação de trabalhos científicos inéditos desenvolvidos na área de conhecimento das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas que proponham contribuições teóricas, metodológicas e/ou análise empírica que possuam implicações sobre as temáticas Família e Sociedade. São aceitos artigos de diferentes perspectivas epistemológicas que apresentem consistência teórica e metodológica, e representem clara contribuição para os debates sobre família e sociedade em suas interfaces com políticas sociais, trabalho, consumo, lazer, desenvolvimento humano, dentre outros temas correlatos.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à revista Oikos passam pelo sistema Double Review. Primeiramente, os trabalhos passam por uma avaliação preliminar dos editores (Desk Review), com a finalidade de verificar a adequação dos mesmos às normas de submissão (vide Diretrizes para autores), objetivos e à política editorial do periódico, assim como seu potencial de publicação. Caso forem aprovados nesta etapa, os artigos seguem para o Double Blind Review (avaliação cega por pares). Nesta etapa, mantendo-se sigilo sobre a autoria, as contribuições encaminhadas serão analisadas por pares, membros do Conselho Editorial, ou pareceristas ad hoc pertencentes a diversas instituições do país e do exterior. Nos casos em que haja discrepância de pareceres, o trabalho será submetido a uma terceira apreciação. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Científica que considerará a política e a oportunidade editorial. Esta será comunicada ao(s) autor(es) por e-mail. Para fins de avaliação, serão analisados os seguintes critérios:

- Relevância para a área;

- Originalidade;

- Consistência e clareza argumentativa;

- Coerência interna;

- Rigor conceitual;

- Observação de preceitos éticos;

- Qualidade científica.

 

A diretoria da Revista é soberana quanto ao aceite dos trabalhos e reserva-se o direito de recusar aqueles cujas solicitações dos pareceristas não foram atendidas. A Diretoria da Revista possui autonomia para publicação de artigo de pesquisadores convidados, de renome nacional ou internacional.

 

O periódico compromete-se com os seguintes prazos máximos em relação à data de submissão dos manuscritos:

1. Até 30 dias, para comunicar aos autores o resultado da revisão de admissão (desk review), que define se o manuscrito passará pelo processo de revisão do periódico;

2. Até 120 dias, para o encaminhamento aos autores do primeiro parecer de cada um dos revisores, no caso de manuscritos que tenham sido aceitos no desk review.

Periodicidade

O periódico é publicado semestralmente.

Arquivamento da revista

A revista utiliza o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para assegurar o arquivamento seguro e permanente do cachê da revista. LOCKSS é um software livre que sonda os websites da revista, armazena o conteúdo recém publicado da revista e o distribui a biblioteca participantes. O sistema faz o arquivamento permanente da revista para a preservação e restauração do conteúdo. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração. Saiba mais...

Política de Acesso Livre

O presente periódico é totalmente gratuito, desde o processo de submissão até a publicação e acesso ao conteúdo. Portanto, a revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

A Revista OIKOS vêm sendo publicada ininterruptamente desde 1981.