Avaliação dos efeitos do PRONAF B na renda da agricultura familiar

Autores/as

  • Francisca Silvania de Sousa Monte Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Francisca Silvania de Sousa Monte Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.
  • Luiz Antonio Maciel de Paula Universidade Federal do Ceará

Resumen

Este estudo avalia os efeitos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF, modalidade B, na renda dos agricultores familiares, com base na atuação do Programa no Município de Irauçuba, Ceará. Foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e de campo, levando-se em conta estudo previamente efetivado em 2005, o qual é utilizado como Linha de Base. Constatou-se que o Pronaf B é uma relevante política dirigida aos agricultores pobres, tendo crescido significativamente, entretanto deixando margem para sua ampliação. O Programa contribuiu para o crescimento da ovinocaprinocultura, de natural vocação local, com reflexo na elevação da renda. Além disso, o Pronaf B possibilitou o ingresso dos grupos familiares em novas atividades, bem como a manutenção em outras que já eram desenvolvidas pelos agricultores. A renda média mensal líquida das famílias teve incremento de 43,7% no período estudado. A renda das atividades financiadas pelo programa foi superior à das demais atividades, porém inferior àquela propiciada por programas sociais. Foi constatada a ausência de assistência técnica, assim como de outras formas de apoio às atividades produtivas financiadas pelo Programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisca Silvania de Sousa Monte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

Departamento de Economia Doméstica e Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas.

Francisca Silvania de Sousa Monte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE.

Departamento de Economia Doméstica e Mestrado de Avaliação de Políticas Públicas.

Luiz Antonio Maciel de Paula, Universidade Federal do Ceará

Ph.D. em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee (EUA) e professor do Departamento de Economia Agrícola e do Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas da UFC, Fortaleza, CE, Brasil.

Publicado

2013-06-12

Cómo citar

de Sousa Monte, F. S., de Sousa Monte, F. S., & de Paula, L. A. M. (2013). Avaliação dos efeitos do PRONAF B na renda da agricultura familiar. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 24(1), 153–176. Recuperado a partir de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3677

Número

Sección

Artigos