A educomunicação formando consumidores críticos da mídia, no ensino fundamental

Autores

  • Elisabeth Gonçalves de Souza Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Josemir Medeiros da Silva Universidade Aberta do Brasil

Resumo

O presente artigo relata o projeto de extensão desenvolvido com base no Edital Paex-01/2010, da Universidade do Estado de Minas Gerais, com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Moreira dos Santos, em Barbacena (MG), numa ação de Educomunicação que capacitou alunos e professores para a criação de um jornal mural e um blog na Internet, com notícias de interesse da comunidade, contribuindo para despertar neles uma visão crítica dos meios de comunicação de massa, além de aprimorar suas capacidades de leitura e escrita. O presente artigo revela as possibilidades de diálogo interdisciplinar que a educomunicação permite além de mostrar como é possível democratizar o acesso aos meios de comunicação de massa e despertar uma consciência crítica para a mídia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth Gonçalves de Souza, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais

Josemir Medeiros da Silva, Universidade Aberta do Brasil

Professor pesquisador conteudista I, da Universidade Aberta do Brasil, atuando como orientador de TCC no curso de especialização em Mídias na Educação, da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), gerente de marketing da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis

Downloads

Publicado

2018-12-07

Como Citar

de Souza, E. G., & da Silva, J. M. (2018). A educomunicação formando consumidores críticos da mídia, no ensino fundamental. Revista De Ciências Humanas, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3449