Materiais didáticos impressos e digitais de ensino de português como segunda língua para alunos surdos

Autores

  • Eva dos Reis Araújo Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo tem como objetivo elencar os principais materiais didáticos de ensino de português como segunda língua para surdos, em suas versões impressas e digitais, a fim de averiguar qual a realidade dos materiais que têm sido utilizados atualmente nesse contexto de ensino. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica, a partir de uma busca na internet, de trabalhos relacionados ao tema. Os materiais citados nas pesquisas, sendo nove impressos e três digitais, foram brevemente apresentados e discutidos. Após essa revisão bibliográfica, verificou-se que os materiais didáticos, no geral, são bastante escassos, nem todos estão acessíveis aos professores, além de a maioria não apresentar uma metodologia adequada ao público surdo.

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Biografia do Autor

Eva dos Reis Araújo Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda e Mestre em Linguística Aplicada na linha de pesquisa Linguagem e Tecnologia, pela Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do CNPQ. Especialista em Tradução/Interpretação e Docência de Libras, pela Uníntese/UTP. Graduada em Letras, Licenciatura em Português e Bacharelado em Estudos Linguísticos do Português, pela FALE/UFMG. 

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Publicado

2019-05-14

Como Citar

Barbosa, E. dos R. A. (2019). Materiais didáticos impressos e digitais de ensino de português como segunda língua para alunos surdos. Revista De Ciências Humanas, 18(1). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/6401