A Transparência como Espetáculo: uma análise dos portais de transparência de estados brasileiros

Autores

  • Paulo Ricardo Zilio Abdala Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Carlos Marcos Souza de Oliveira e Torres

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.4900

Palavras-chave:

Portais de Transparência. Controle Social. Participação Social.

Resumo

O objetivo deste trabalho é avaliar a funcionalidade dos portais de transparência dos estados como fonte de acesso à informação e espaços de fortalecimento da participação e do controle social. Para isso, apresenta uma análise detalhada dos sites de transparência de cinco estados, um por região, adotando duplo procedimento: aplicação de um instrumento de avaliação de portais (Sales, 2012) e realização de uma busca ativa pelos repasses aos estados de um fundo de origem federal. Os resultados apontam as lacunas específicas de cada portal, destacando a dificuldade de acesso à informação e a baixa oferta de funções interativas, essenciais para o exercício do controle e da participação social. Conclui-se que os portais de transparência dos estados continuam sendo espaços que se limitam ao cumprimento da legislação, sem o desenvolvimento de funcionalidades que poderiam fomentar a cultura da política participativa, ainda restrita, em sua dimensão eletrônica, a um processo de espetacularização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Zilio Abdala, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Administração pelo PPGA - UFRGS, na área de estudos organizacionais, participante do grupo de pesquisa Organização e Práxis Libertadora, docente e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ainda possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), especialização em Comunicação com o Mercado na ESPM-RS (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Na pesquisa acadêmica tem como foco os seguintes temas: estudos organizacionais, crítica a economia política das organizações, teoria crítica da administração e do consumo, pensamento social brasileiro e latino-americano, estudos críticos do desenvolvimento e movimentos sociais.

Referências

ANJOS, G., & EZEQUIEL, V. (2011). Cidadania Virtual: o espetáculo do governo eletrônico. Estudos de Sociologia, 16 (30), 59-76.
AKUTSU, L., & PINHO, J. Antonio. (2003). Sociedade da informação, accountability e democracia delegativa: investigação em portais de governo no Brasil. Revista de Administração Pública, 36 (5), 723-746.
ARATO, A. Representação, soberania popular e accountability. (2002). Lua Nova, 55, 56.
BAHIA (Estado). (2015). Portal Transparência BAHIA. Secretaria da Fazenda. Recuperado de http://sistemas.sefaz.ba.gov.br/sistemas/tbweb/modulos/home/main.aspx
BEHN, R. (1998). O novo paradigma da gestão pública e a busca da accountability democrática. Revista do Serviço Público, 4.
BORGES, J., NASCIMENTO, J., & SILVA, H.P.. (2005). Análise das informações disponibilizadas no portal de serviços e informações do Governo Federal. Diálogo Científico.
BRASIL. (2000). Lei Complementar n0 101, de 4 de Maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF.
BRASIL. (2012). Lei de Acesso à Informação: cartilha de orientação ao cidadão. Centro de Documentação e Informação, edições câmara, Brasília.
CEPIK, M., CANABARRO, D.., & POSSAMAI, A. (2010). Gerencialismo Público à Governança da Era Digital. In: CEPIK, M., & CANABARRO, D. R. Governança de TI: Transformando a Administração Pública no Brasil. Porto Alegre: WS Editores.
CUNHA, M.A., & MIRANDA, P.R. (2013). O uso de TIC pelos governos: uma proposta de agenda de pesquisa a partir da produção acadêmica e da prática nacional. Organizações e Sociedade, 20 (6).
DISTRITO FEDERAL (2015). Portal da Transparência. Controladoria Geral do Distrito Federal. Recuperado de http://www.transparencia.df.gov.br/Pages/inicio.aspx
FIABANE, D. F. (2011). Controle social: um novo frame nos movimentos sociais. Dissertação de Mestrado, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
GOMES, W. (2005). A democracia digital e o problema da participação civil na decisão política. Revista Fronteiras, São Leopoldo, VIII (3), 214-222.
GUIDI, L. (2001). E-Democracia em Bologna: a rede cívica Iperbole, e como construir uma comunidade participativa on-line. Informática Pública, 3 (1), 49-70.
HAMILTON, S. (2013) Governo Eletrônico: as tecnologias da informação e comunicação a serviço da ressignificação dos aparelhos de Estado. Anais do X Encontro Nacional da Anpur.
JUZZO, L. M. L. C. (2004). Critérios para avaliação da qualidade das informações sobre saúde disponíveis online. Anais do IX CBIS.
KLERING, L. R., & PORSSE, M.C.S. (2014) Em Direção a uma Administração Pública Brasileira Contemporânea com Enfoque Sistêmico. Desenvolvimento em Questão, 12 (25), 41-80.
LEITE, A.P., & et al. Portais da Internet. (2000). Revista de Administração Pública, 34 (1), 279-289.
LEMOS, A., & et. al. (2004). Cidade, Tecnologia e Interface. Análise de Interfaces de Portais Governamentais Brasileiros. Uma proposta metodológica. Revista Fronteiras, VI (2), 117-136.
LEMOS, A., & LÉVY, P. (2000). O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus.
MILANI, C.R.S. (2008). O princípio da participação social na gestão de políticas públicas locais: uma análise de experiências latino-americanas e europeias. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro , 42 (3).
PARÁ. Portal Transparência do Governo do Estado do Pará. Secretaria da Fazenda. Recuperado de http://www.transparencia.pa.gov.br
PINHO, J.A.G. (2008). Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia. Revista de Administração Pública, 42 (3), 471-493.
RIO GRANDE DO SUL (2015). Transparência RS. Recuperado de http://www.transparencia.rs.gov.br.
SALES, T. (2012). Acesso à Informação, Controle Social das Finanças Públicas e Democracia: Análise dos Portais da Transparência dos Estados Brasileiros Antes e Após o Advento da Lei nº 12.527/2011. Direito Público, América do Norte, 1 (48).
SÃO PAULO (2015). Portal da Transparência Estadual do Governo do Estado de São Paulo. Recuperado de http://www.transparencia.sp.gov.br
SILVA, F.B., JACCOUD, L., & BEGHIN, N. (2005). Políticas sociais no Brasil: participação social, conselhos e parcerias. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão social e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: Ipea, 373-407.
SILVA, S.P. (2005). Graus de participação democrática no uso da Internet pelos governos das capitais brasileiras. Opinião Pública, Campinas, XI (2), 450-468.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-08

Como Citar

Abdala, P. R. Z., & Souza de Oliveira e Torres, C. M. (2016). A Transparência como Espetáculo: uma análise dos portais de transparência de estados brasileiros. Administração Pública E Gestão Social, 1(3), 147–158. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.4900

Edição

Seção

Artigos