BIOMETRIA DE FRUTOS E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE Cedrela fissilis Vell.
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10299Palavras-chave:
Cedro-rosa, espécie-florestal, espécie-nativaResumo
O cedro-rosa (Cedrela fissilis) é uma espécie pertencente à família Meliaceae. A espécie encontra-se em risco de extinção, dessa forma a propagação sexuada apresenta-se como uma possibilidade na perpetuação dessa espécie. O objetivo com o trabalho foi a caracterização biométrica de frutos e efeito do armazenamento na germinação de sementes de Cedrela fissilis. Foram coletados 200 frutos de 3 árvores matrizes, formando um único lote de sementes. Para a biometria dos frutos, foram realizadas as medidas do comprimento, largura e circunferência com o uso de paquímetro digital. Para o armazenamento, as embalagens utilizadas foram: sacos de papel kraft e garrafa plástica pet de 250 ml, em seguida as sementes foram armazenadas em ambiente natural de laboratório (25 ± 2ºC) e geladeira (10 ± 2ºC). Em intervalos pré-determinados (0, 30, 60, 90, 120 dias) avaliou-se a porcentagem de germinação. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado (DIC), em um sistema fatorial 4x5 [quatro tipos de embalagens no armazenamento das sementes, por cinco meses de armazenamento das sementes] com quatro repetições de 25 sementes. Foi possível observar que a média para massa dos frutos de Cedro foi de 18,6 g. Já o comprimento, largura e circunferência dos frutos foram de respectivamente 5,37, 2,54 e 9,42 cm. O tempo de armazenamento influenciam a germinação das sementes, sendo que a germinação foi melhor para armazenamento de 0 a 30 dias, obtendo valores de 80 a 100%, com armazenamento restrito até 60 dias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.