CICLO ANUAL REPRODUTIVO DE RÃS-TOURO (Lithobates catesbeianus) NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ANNUAL CYCLE OF REPRODUCTION OF BULLFROGS IN THE STATE OF RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10433Palavras-chave:
Desova, Gametas, Girinos, RaniculturaResumo
A ranicultura é uma atividade já estabelecida no estado do Rio de Janeiro, mas possui um entrave na sua cadeia produtiva como na maioria dos Estados brasileiros, que é interrupção da reprodução natural das rãs durante o período de baixas temperaturas (outono e inverno). Frente à realidade da falta de estudos na área de reprodutores de rãs-touro, o presente estudo teve objetivo principal estudar o ciclo reprodutivo dos reprodutores em condições de climatização durante um ano em um setor de reprodução de um ranário do estado do Rio de Janeiro. Durante o período de um ano, machos e fêmeas de rã-touro foram amostrados e colocados em uma baia experimental adaptada. As rãs foram alimentadas e avaliadas por meio de biometrias. Na baia, a temperatura da água foi controlada para faixa de 25° a 30°C, fotoperíodo de 14 horas de luz e 10 horas de escuro e umidade de 80%. Cada animal foi considerado uma repetição. Periodicamente, foram
realizadas coletas de sêmen e tentativas de fertilização artificial com o hormônio acetato de buserelina como
indutor para obtenção dos gametas. No período de agosto a junho foram realizadas fertilizações artificiais. Somente em dois meses as fêmeas estavam aptas à reprodução, em dezembro quatro fêmeas e em março cinco fêmeas, os machos a partir de novembro já estavam aptos. Em junho foi finalizado o experimento com a baia com cinco fêmeas e 10 machos. Somente três desovas eclodiram e resultaram em girinos, sendo 5.850 no total e média de 1.950 por desova. No período avaliado de um ano houve ciclo reprodutivo dos machos e não houve das fêmeas, quanto aos aspectos financeiros a fertilização artificial foi viável nas condições descritas e pode ser empregada para pequenos produtores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.