FORNECIMENTO DE NUTRIENTES PARA TOMATEIRO ADUBADO COM BIOFERTILIZANTES OBTIDOS POR PROCESSO FERMENTATIVO AERÓBIO E ANAERÓBIO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.10510Palavras-chave:
Solanum lycopersicum L., agroecologia, orgânico, sustentabilidadeResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade de diferentes doses de dois biofertilizantes obtidos por meio de processos distintos de decomposição microbiológica no fornecimento de nutrientes para o tomateiro. O experimento foi conduzido em Assis Chateaubriand, Paraná, no período de abril de 2018 até junho de 2018, em casa de vegetação localizada dentro do Instituto Federal do Paraná (IFPR). O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com os tratamentos arranjados em esquema fatorial 2 x 5, constituído por dois biofertilizantes (aeróbio e anaeróbio) e cinco doses de cada biofertilizantes aplicadas semanalmente (0, 250, 500, 750 e 1000 mL), com quatro repetições. Avaliou-se à altura de planta, número de frutos por planta, peso unitário de frutos e peso total de frutos. O biofertilizante aeróbio foi superior ao anaeróbio na disponibilização de nutrientes em solução, com destaque para os níveis de cálcio, ferro e manganês. O biofertilizante aeróbio foi superior anaeróbio para altura de planta, número de frutos por planta e peso total de frutos por planta. O biofertilizante aeróbio é um insumo de baixo custo e fácil produção, e que contribuiu de forma positiva na produtividade do tomate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.