TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO

Autores

  • Ivone Barbosa Targa Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza https://orcid.org/0000-0001-5242-6407
  • Roberto kanaane Fatec - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Edison Feghali Feghali Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.11125

Palavras-chave:

Educação Agrícola; Ensino Técnico Rural; Etnografia

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a importância da tradição do ensino agrícola, assim como a preservação de sua memória a partir de documentos, artefatos, tais como: fotografias, objetos e relatos dos autores envolvidos. Almejando esse escopo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico. Visando resgatar elementos da cultura legal e institucional dos materiais investigados, foram abordadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, coordenação do curso de agropecuária e orientador vocacional da Etec Cônego José Bento. Foram aplicados questionários a 84 alunos, 15 egressos e 4 funcionários do referido curso,na cidade de Jacareí, São Paulo, levando-se em consideração a tradição de 80 anos de ensino agrícola local.As entrevistas foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, os questionários foram tabulados, tendo sido calculadas as frequências e percentagens. Evidenciou-se sob a ótica dos pesquisados que a tradição no ensino agrícola na região é relevante e responde, em parte, pela escolha do ingresso na referida escola. O artigo também revelou a contribuição de diversos órgãos públicos na preservação do patrimônio e memória do ensino agrícola da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto kanaane, Fatec - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em ciências pela Universidade de São Paulo, professor da Fatec, professor e orientador dos programas de Mestrado Profissional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E-mail: kanaanhe@gmail.com.

Edison Feghali Feghali, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 

Mestre em educação profissional e Engo Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. 

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

Targa, I. B., kanaane, R. ., & Feghali, E. F. (2021). TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO . Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 11(1), 234-245. https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.11125