TRADIÇÃO E MEMÓRIA DO ENSINO AGRÍCOLA: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
UM ESTUDO ETNOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.9934Palavras-chave:
Educação Agrícola; Ensino Técnico Rural; EtnografiaResumo
O estudo teve como objetivo analisar a importância da tradição do ensino agrícola, assim como a preservação de sua memória a partir de documentos, artefatos, tais como: fotografias, objetos e relatos dos autores envolvidos. Almejando esse escopo desenvolveu-se uma pesquisa de cunho etnográfico. Visando resgatar elementos da cultura legal e institucional dos materiais investigados, foram abordadas as técnicas de entrevistas semiestruturadas com a direção, coordenação pedagógica, coordenação do curso de agropecuária e orientador vocacional da Etec Cônego José Bento. Foram aplicados questionários a 84 alunos, 15 egressos e 4 funcionários do referido curso,na cidade de Jacareí, São Paulo, levando-se em consideração a tradição de 80 anos de ensino agrícola local.As entrevistas foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, os questionários foram tabulados, tendo sido calculadas as frequências e percentagens. Evidenciou-se sob a ótica dos pesquisados que a tradição no ensino agrícola na região é relevante e responde, em parte, pela escolha do ingresso na referida escola. O artigo também revelou a contribuição de diversos órgãos públicos na preservação do patrimônio e memória do ensino agrícola da região.
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