MECANISMOS SULCADORES E VELOCIDADE DE SEMEADURA NA PLANTABILIDADE E PRODUTIVIDADE DA SOJA
FURROWING MECHANISMS AND DISPLACEMENT SPEED IN SOWING QUALITY AND SOYBEAN YIELD
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12005Palavras-chave:
distribuição longitudinal, plantio direto, produtividade.Resumo
O mecanismo sulcador de solo usado para deposição de semente e a velocidade de semeadura estão diretamente relacionados à qualidade de implantação de uma lavoura e, consequentemente, com a sua produtividade. Este trabalho objetivou avaliar sistemas de abertura de sulco para deposição de sementes e velocidades de deslocamento de semeadora-adubadora na qualidade da semeadura e na produtividade da soja (Glycine max L.). O experimento foi conduzido no município de Dourados-MS. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial (4 x 2), com quatro repetições, sendo quatro velocidades de semeadura (4, 6, 8 e 10 km h-1) e dois mecanismos sulcadores de solo para deposição de sementes (haste sulcadora e disco sulcador). Durante a semeadura, avaliou-se a profundidade de deposição de sementes, a distribuição longitudinal de plantas de soja e a produtividade de grãos. Ocorreu aumento da profundidade de semeadura da soja com o incremento da velocidade de deslocamento do trator-semeadora. A semeadura da soja realizada na velocidade intermediária (8 km h-1) proporcionou maior espaçamento normal (59,36%) e menor duplo (6,75%), porém sem influência sobre os espaçamentos falhos. A velocidade de deslocamento não influencia a distribuição longitudinal de plantas em espaçamentos falhos, enquanto os mecanismos sulcadores não influenciam a profundidade de semeadura, nem a uniformidade de distribuição longitudinal de plantas de soja. A produtividade de grãos de soja varia em função do tipo de mecanismo de abertura de sulcos e velocidade de deslocamento do conjunto trator-semeadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.