IDENTIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE PLANTAS DANINHAS EM ÁREA DE CULTIVO DE MILHO EM EM DOURADINA - MS
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v14i01.13944Palavras-chave:
Geoestatistica, Sistema de plantio direto, Banco de sementesResumo
O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mapear as plantas daninhas em área de cultivo de milho em sistema de plantio direto, após a colheita do Milho. Foi realizado o grid amostral através dos aplicativos android C7 dados e C7 malha. A densidade amostral foi de 1 ponto a cada 2,5 hectares no talhão de 54 hectares em Douradina - MS. A partir da distribuição dos pontos, foi realizada a coleta do solo de 0 a 10 cm de profundidade, com pá de ponta, retirando 3,0 kg de solo por amostra. A palhada presente na superfície também foi coletada, com um total de 25 pontos, nas quais foram avaliadas as espécies presentes e quantificadas através do banco de sementes. Os dados foram submetidos à estatística descritiva. Os semivariogramas constataram que as plantas daninhas capim colonião (Panicum Maximum), botão de ouro (Unxia kubitzkii), trapoeraba (Commelina benghalensis), poaia (Richardia brasiliensis), picão preto (Bidens pilosa) foram ajustados ao modelo gaussiano, tiririca (Cyperus rotundus), beldroega (Postulaca oleraceae) foram ajustados ao modelo exponencial, e o milho (Zea mays) foi ajustado ao modelo linear. As plantas daninhas que apresentaram forte dependência espacial foram trapoeraba (Commelina benghalensis), tiririca (Cyperus rotundus L.), beldroega (Postulaca oleraceae), poaia (Richardia brasiliensis ). Capim colonião (Panicum Maximum), botão de ouro (Unxia kubitzkii ) e picão preto (Bidens pilosa) moderada dependência espacial, confirmando que estas variáveis são mais influenciadas geograficamente dependentes entre si.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.