LEVANTAMENTO ETNOBOTANICO DE PLANTAS MEDICINAIS NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DO PARECIS - MT.
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12841Palavras-chave:
conhecimento popular, recursos vegetais, uso medicinalResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar o uso de plantas medicinais no munícipio de Campo Novo do Parecis - MT. Foram entrevistados 100 informantes entre 20 e 90 anos de idade, registrando informações de 145 plantas medicinais no que se refere ao uso, parte utilizada, indicação terapêutica e formas de preparo. Foram identificadas 66 famílias botânicas, sendo as mais representativas em número de espécies Lamiaceae (9%), Fabaceae (7%), Asteraceae (7%), Curcubitaceae (3%), Myrtaceae (3%) e Poaceae (4%). As plantas Cymbopogon citratus (capim-cidreira), Matricaria chamomilla (camomila) e Mentha crispa (hortelã) foram as espécies mais citadas quanto aos usos principais. Do total de entrevistados, 52% relataram que cultivam as plantas nos seus próprios quintais domésticos. Na forma de preparação dos remédios caseiros verificou-se que todas as partes das plantas são utilizadas, com a predominância das folhas (37%). Várias formas de preparo foram citadas, sendo chá/infusão a mais indicada. Os participantes do estudo têm amplo conhecimento popular sobre as plantas medicinais, sendo este relevante para o controle de afecções, além de abrir perspectivas para a realização de estudos etnofarmacológicos mais aprofundados no munícipio de Campo Novo do Parecis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.