BIOCARVÃO E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA PRODUÇÃO DE TOMATEIROS NO SUL DO BRASIL

Autores

  • Daniel Hanke Universidade Federal do Pampa
  • Caroline Radiske Universidade Federal do Pampa
  • Shirley G. da S. Nascimento Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Rockenbach Ávila Universidade Federal do Pampa http://orcid.org/0000-0001-6278-7513
  • Clenio Nailto Pillon EMBRAPA Clima Temperado https://orcid.org/0000-0001-8663-3244

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v12i1.13061

Palavras-chave:

agricultura familiar, olericultura, fertilidade, tomate

Resumo

Objetivou-se testar diferentes dosagens e determinar as proporções ideais de biocarvão e substâncias húmicas em mudas de tomateiros, a fim de avaliar o efeito do uso na produção. O material foi preparado a partir de resíduos de poda de árvores, moído e distribuído a lanço na superfície do solo. Foi utilizado um canteiro de 20m² subdividido em parcelas a fim de avaliar a interação entre as doses de aplicação de biocarvão (equivalentes a 0, 5, 10 e 20 Mg de BC ha-1). A concentração de C na solução enriquecida com substâncias húmicas foi de aproximadamente 50 mgL-1. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. O experimento foi realizado em Dom Pedrito/RS. Avaliouse altura de planta; número de folhas e comprimento de folhas do tomateiro. Ao final do ciclo foi avaliada a produtividade por tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância. A adição de biocarvão e substâncias húmicas afetaram negativamente o desenvolvimento e a produção das plantas de tomate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Hanke, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós - Doutorado em Físico - Química do Solo - UFRGS. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Possui experiência em biologia, física, química e mineralogia do solo, atuando também nas áreas de Agroecologia e Produção de Tecnologias Sociais para Agricultura Familiar.

Caroline Radiske, Universidade Federal do Pampa

Graduada no curso Superior de Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa – campus Dom Pedrito.

Shirley G. da S. Nascimento , Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental ? com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.

Mariana Rockenbach Ávila, Universidade Federal do Pampa


Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa CNPq para trabalhar com pesquisa em Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Durante o Mestrado em Zootecnia recebeu a bolsa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq). É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento genético de plantas forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra, Pamplona, Espanha, na área de Agrobiotecnologia. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas e Nutrição Animal e Bromatologia nas Faculdades IDEAU. Atualmente é docente no Curso de Tecnologia em Agronegócio da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, ministrando os componentes de Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio.

Clenio Nailto Pillon, EMBRAPA Clima Temperado

Possui graduação em agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). É pesquisador A da Embrapa Clima Temperado, onde atuou como Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento entre agosto de 2007 a julho de 2011 e colaborador do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UFPEL, onde atua como orientador e co-orientador. Desde novembro de 2011 ocupa o cargo de Chefe Geral da Embrapa Clima Temperado. Tem experiência na área de Agronomia, com trabalhos na área de manejo e conservação do solo, com ênfase no avanço de conhecimento relativo a caracterização quali e quantitativa da matéria orgânica do solo e suas frações químicas e físicas em agroecossistemas e no desenvolvimento de sistemas conservacionistas de manejo. Adicionalmente, possui linhas de pesquisa que contemplam o desenvolvimento de novos insumos para a agricultura a partir do aproveitamento de co-produtos de processos agroindustriais e plantas biotativas.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Hanke, D., Radiske, C., Nascimento , S. G. da S. ., Ávila, M. R., & Pillon, C. N. (2022). BIOCARVÃO E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA PRODUÇÃO DE TOMATEIROS NO SUL DO BRASIL. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 12(1), 150–156. https://doi.org/10.21206/rbas.v12i1.13061

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)