BIOCARVÃO E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS NA PRODUÇÃO DE TOMATEIROS NO SUL DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v12i1.13061Palavras-chave:
agricultura familiar, olericultura, fertilidade, tomateResumo
Objetivou-se testar diferentes dosagens e determinar as proporções ideais de biocarvão e substâncias húmicas em mudas de tomateiros, a fim de avaliar o efeito do uso na produção. O material foi preparado a partir de resíduos de poda de árvores, moído e distribuído a lanço na superfície do solo. Foi utilizado um canteiro de 20m² subdividido em parcelas a fim de avaliar a interação entre as doses de aplicação de biocarvão (equivalentes a 0, 5, 10 e 20 Mg de BC ha-1). A concentração de C na solução enriquecida com substâncias húmicas foi de aproximadamente 50 mgL-1. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com parcelas subdivididas. O experimento foi realizado em Dom Pedrito/RS. Avaliouse altura de planta; número de folhas e comprimento de folhas do tomateiro. Ao final do ciclo foi avaliada a produtividade por tratamento. Os dados foram submetidos à análise de variância. A adição de biocarvão e substâncias húmicas afetaram negativamente o desenvolvimento e a produção das plantas de tomate.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.