PERCEPÇÕES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: UMA ANÁLISE NA FEIRA LIVRE DE DOM PEDRITO, RS

Palavras-chave: certificação de alimentos, uso de agrotóxicos, alimentação saudável

Resumo

A busca por alimentos oriundos de um cultivo sem o uso, ou com o uso menos intensivo de agrotóxicos, têm levado muitos consumidores a aderirem as feiras livres mais do que aos mercados tradicionais, pois esses mesmos consumidores têm tomado cada vez mais consciência das questões relacionadas a busca por uma melhor qualidade de vida através da ingestão de uma alimentação cada vez mais saudável. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo de pesquisa conhecer a percepção do consumidor da feira livre municipal de Dom Pedrito. O trabalho de campo, realizado através de roteiro de questões semiestruturado, aplicado com consumidores e agricultores na feira municipal de Dom Pedrito, dividiu-se em duas partes, a primeira buscou conhecer o perfil do consumidor e o que pensam a respeito da produção de alimentos livres de agrotóxicos. A segunda trouxe à tona o que pensam os agricultores sobre a percepção dos consumidores, por exemplo, como manejam suas hortas, quais insumos externos utilizam e quais suas expectativas com relação a venda de alimentos saudáveis na feira livre. Os consumidores apresentam um padrão distinto no que tange a preocupação com os agrotóxicos, sazonalidade e certificação, embora sejam sensíveis de formas distintas a essas temáticas. A temática da certificação é ainda desconhecida e mal compreendida na realidade estudada justamente por não haver, por parte significativa dos consumidores, uma preocupação latente com o uso de agrotóxicos. Sendo assim, debater os efeitos do uso dos agrotóxicos na produção e no consumo de alimentos é essencial para fortalecer um sistema saudável de produção no município e fomentar a pauta da certificação de produtos agroecológicos na região da campanha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Grazielli da Silva Nascimento, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa.

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa. Professora colaboradora do Programa de pós graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Políticas Públicas para Agricultura Familiar (NUPEAR/UFPel). Pós Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (2016). Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar. Mestre em Agronomia também pelo Programa de Pós- Graduação em Sistema de Produção Agrícola Familiar, na linha de pesquisa de Desenvolvimento Rural Sustentável (2009). Especialista em Educação Ambiental pela Cesusc/SC (2008). Graduada em Tecnologia Ambiental ? com Ênfase em Saneamento Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2005). Graduada no Programa Especial de Formação Pedagógica também pelo CEFET (2007). Possui experiência na área de Agroecologia, Agricultura Familiar, Educação Ambiental, atuando nas seguintes vertentes: segurança alimentar e nutricional, educação alimentar, políticas públicas, consumo social de alimentos e educação ambiental.
Daniel Hanke, Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa.
Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2012) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou Pós - Doutorado em Físico - Química do Solo - UFRGS. Atualmente coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia e Manejo e Conservação do Solo. Possui experiência em biologia, física, química e mineralogia do solo, atuando também nas áreas de Agroecologia e Produção de Tecnologias Sociais para Agricultura Familiar.
Mariana Rockenbach de Ávila, Universidade Federal do Pampa.
Possui graduação em Tecnologia em Agropecuária pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010). Na graduação recebeu a bolsa CNPq para trabalhar com pesquisa em Nutrição animal e Forrageiras na Embrapa Pecuária Sul. É Mestre em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Durante o Mestrado em Zootecnia recebeu a bolsa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Trabalhou durante um ano no Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (bolsa DTI-C/CNPq). É Doutora em Zootecnia - Departamento de Plantas Forrageiras: Área de concentração Melhoramento genético de plantas forrageiras - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES na Universidad Pública de Navarra, Pamplona, Espanha, na área de Agrobiotecnologia. Trabalhou durante um ano como docente no Curso de Agronomia do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Bagé ministrando disciplinas de Genética Agrícola, Melhoramento Genético de Plantas e Nutrição Animal e Bromatologia nas Faculdades IDEAU. Foi docente  por dois anos, com término de contrato em março de 2019, nos Cursos de Tecnologia em Agronegócio e Enologia da Universidade Federal do Pampa, Campus Dom Pedrito, ministrando os componentes de Comercialização de Produtos Agropecuários, Cadeias Produtivas Agrícolas, Contabilidade no Agronegócio, Fundamentos de Administração e Administração do Agronegócio. Atualmente realiza pós-doutorado na Faculdade de Agronomia da Universidad de Buenos Aires (UBA) na área de Genética Agrícola.
Manoel Alex Tâmara da Rosa, Universidade Federal do Pampa
Atualmente é Agente de Correios na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ADM Central; formado no curso de Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Dom Pedrito/RS. Possui experiência na área administrativa, atendimento ao público em geral, além de produção de artigos e resumos para publicação e participação na organizações de Seminários, Palestras e Eventos ligados a Graduação já concluída.
Damaris Vargas, Universidade Federal do Pampa
Graduada no curso de Tecnologia em Agronegócio pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Dom Pedrito/RS.
Publicado
2020-08-31
Como Citar
Nascimento, S. G. da S., Hanke, D., de Ávila, M. R., da Rosa, M. A. T., & Vargas, D. (2020). PERCEPÇÕES SOBRE CONSUMO E PRODUÇÃO DE ALIMENTOS: UMA ANÁLISE NA FEIRA LIVRE DE DOM PEDRITO, RS. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 10(1), 104-114. https://doi.org/10.21206/rbas.v10i1.8164