EFEITO DE CULTIVAR E DO DESPENDOAMENTO NA PRODUÇÃO DE MINIMILHO

Autores/as

  • Heros Targanski Professor no Instituto Federal de Rondônia - IFRO.
  • Claudio Yuji Tsutsumi Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

DOI:

https://doi.org/10.21206/bjsa.v7i4.408

Palabras clave:

Zea mays, Produtividade, Pendão, Espigas, Cultivares

Resumen

O milho é uma cultura amplamente disseminada e utilizada de várias formas para alimentação humana e animal, e outros usos na indústria. Entre as mais recente utilidade do milho está o minimilho, o qual é a espiga colhida imatura, quando os estilo-estigmas estão com 2 a 3 cm de comprimento. No Brasil ainda faltam informações sobre o manejo, e sobre cultivares adequadas para esta especialidade. Por isso foi realizado experimento com o objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de milho, e suas respostas a prática do despendoamento para a produção de minimilho. As cultivares avaliadas foram: Al34, BM3061, Cativerde 02 e Pioneer 30S40. Os parâmetros avaliados foram número de espigas, comprimento, diâmetro e massa de espigas com palha e descascadas, número de espigas comerciais, produtividade em Kg ha-1 de espigas comerciais com e sem palha relação, relação entre número de espigas comerciais e número total de espigas, e relação entre massa de espiga sem palha e massa de espiga com palha. As cultivares Pioneer 30S40 e BM3061 mostraram-se mais produtivas no número total de espigas e na produtividade de Massa de espigas comerciais sem palha. O despendoamento afetou a produção de espigas com palha, porém não proporcionou ganho na massa de espigas sem palha.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Heros Targanski, Professor no Instituto Federal de Rondônia - IFRO.

Formado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, com Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável, também pela UNIOESTE.

Claudio Yuji Tsutsumi, Professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina;

Mestre em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho;

Doutor em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo;

Publicado

2018-02-05

Cómo citar

Targanski, H., & Tsutsumi, C. Y. (2018). EFEITO DE CULTIVAR E DO DESPENDOAMENTO NA PRODUÇÃO DE MINIMILHO. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 7(4). https://doi.org/10.21206/bjsa.v7i4.408

Número

Sección

Artigos