INVESTIGAÇÃO DE SURTOS DE DOENÇAS EM APIÁRIOS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UTILIZANDO PESQUISA OPERACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21206/rbas.v8i4.3054Palabras clave:
sanidade de apiários, aglomerados espaciais, apicultura sustentável, meta-heurística.Resumen
Até o momento não existe uma resposta confiável a respeito do misterioso desaparecimento das abelhas pelo mundo. Nos diversos fatores apontados como responsáveis pelo sumiço das abelhas, o excesso de parasitas que afetam esses insetos está entre os principais. Dentre os desenhos epidemiológicos utilizados neste contexto, destacam-se os estudos de agregados (ou clusters, na língua inglesa). De maneira geral, aglomerados espaciais de doenças podem ser atribuídos aos fatores demográficos, genéticos, ambientais ou, socioculturais superpostos geograficamente ao padrão de ocorrência observado. Na atualidade, o estudo de técnicas para a detecção de aglomerados espaciais no campo da epidemiologia, continua recebendo importantes contribuições científicas. O presente estudo objetiva identificar aglomerados espaciais de doenças em apiários no Estado
do Rio de Janeiro utilizando pesquisa operacional. Isto será feito de duas maneiras diferentes: através da programação linear inteira e utilizando uma metaheuristica. Na primeira, o numero de grupos é conhecido e o que se deseja é encontrar os grupos. No segundo caso, nem os grupos e nem o numero de grupos é conhecido. Os dados foram colhidos em 38 municípios do estado do Rio de Janeiro (Almeida et al., 2013).
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.