Como o treinamento pautado nos princípios táticos fundamentais influencia na eficiência do comportamento tático de jovens jogadores de futebol
Palabras clave:
Análise de jogo, Desempenho, FUT-SATResumen
Objetivo: Identificar quais princípios táticos (PT) fundamentais apresentam modificações após 20 sessões de treino na categoria Sub-13 de futebol masculino.
Amostra: Vinte e quatro jogadores de futebol da categoria Sub-13, com média de idade de 12,4±0,8 anos e em torno de 4,1±3,5 anos de prática na modalidade, participantes de um programa sistemático de treinamento com no mínimo três sessões de treino semanais e inscritos em campeonatos de nível estadual ou nacional.
Métodos: O instrumento utilizado foi o FUT-SAT, para avaliar o desempenho tático dos jogadores de futebol. Foram realizadas as avaliações dos jogadores durante 40 dias, totalizando 20 sessões de treino. As avaliações foram feitas em dois momentos: antes do treinamento e após os 20 dias de treinamentos estruturados com base nos princípios táticos fundamentais do jogo. Foi realizada estatística descritiva e os testes inferenciais de Kolmogorov-Smirnov, Wilcoxon e Kappa de Cohen.
Resultados: Os resultados apontam para diferenças significativas no desempenho tático dos jogadores nos princípios de Penetração, Espaço com Bola, Mobilidade de Ruptura, Contenção e Equilíbrio de Recuperação. Para os princípios de Penetração, Mobilidade de Ruptura e Contenção, foram observadas melhorias após as sessões de treinamento. Já para os princípios de Espaço com Bola e Equilíbrio de Recuperação, foram notadas quedas no desempenho.
Conclusões: Jogadores de futebol da categoria Sub-13 apresentaram melhoria no desempenho tático de alguns princípios quando submetidos a uma sequência pedagógica de conteúdos táticos com ênfase nos princípios fundamentais do jogo de futebol. Contudo, pode ocorrer queda de desempenho em outros princípios táticos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Brasileira de Futebol
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.