Editorial

Autores

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Este ano de 2020 nossa RBF dá mais um salto de qualidade passando ser publicada de forma quadrimestral.  Isso reflete o número de artigos que temos recebido ao longo dos últimos anos, possibilitando assim avançar nesta periodicidade. É algo desafiador, pois implica em maior agilidade em todo processo de recepção, pré-análise, avaliação, supervisão dos artigos, diagramação e finalmente sua publicação. Para 2021, pretendemos ampliar a indexação em outras bases de dados aumentando assim nossa visibilidade tanto no meio acadêmico como prático do futebol. Este número, conta com sete artigos originais, sendo um realizado na Europa, com temas que são abordados pela primeira vez em nossa RBF.

O primeiro artigo deste número é internacional, o que muito os orgulha. Trata de um tema inédito apresentado na RBF sendo extremamente importante, pois trata de analisar as assimetrias posturais de nível competitivo em jovens praticantes de futebol. As lesões em muitos jogadores de futebol profissional têm como origem assimetrias posturais que se identificadas e tratadas de forma precoce nas categorias de base irá melhorar a capacidade de rendimento do jogador na fase adulta, incluindo a redução de certas lesões. Este artigo realizado em Portugal com jogadores do sub-11 até o sub-17 apresenta esse tema de forma magistral, mostrando a importância de se ter controlado a postura do jovem jogador.  

O segundo artigo apresenta também  um tema inédito publicado na RBF.  Trata principalmente de uma abordagem fisioterápica através do tratamento de crioterapia e seu impacto sobre parâmetros sanguíneos de lactato, creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH) no período de recuperação após uma partida de futebol amador. Foi um estudo desenvolvido por um grupo de pesquisadores de Universidades Públicas de São Paulo trazendo informações interessantes sobre essa abordagem na fase de recuperação.

O terceiro artigo trata de uma análise descritiva sobre os padrões de recuperação da posse de bola de quatro equipes de futebol que chegaram à final das principais competições entre clubes da América do Sul e da Europa. Este artigo traz de forma clara essa abordagem do componente tático tão importante para a estruturação de uma equipe vencedora de duas competições importantes no contexto mundial, que possuem estilos de jogo diferentes. Esse artigo foi desenvolvido pelo grupo NUPEF da UFV, oriundo de um trabalho de conclusão de Curso da Especialização em Futebol da UFV, sendo uma leitura obrigatória para os interessados em questões táticas no futebol.

O efeito da idade relativa tem sido foco de interesse por estudiosos nos últimos 15 anos, especialmente no futebol, em que a densidade de publicações sobre esse tema é elevada. Contudo, estudos sobre este tema com goleiros não é habitual. O quarto artigo trata exatamente este tema. Para quem trabalha especificamente com goleiros e com detecção de talentos será um tema extremamente interessante. O estudo também foi desenvolvido no NUPEF oriundo de um trabalho de conclusão de Curso da Especialização em Futebol da UFV.

No futebol os estudos estatísticos são cada vez mais importantes para basear as tomadas de decisões. O quinto artigo compreende um estudo matemático que possibilitou identificar a correlação entre posse de bola e pontuação no Campeonato Brasileiro, entre 2015 e 2019, totalizando 1.900 jogos e sua diferença entre clubes de diferentes níveis na competição. Os resultados são surpreendentes e mostra a importância sobre essa abordagem tática “posse de bola”, o que gera tanta polêmicano futebol. 

As habilidades metais, especialmente as cognitivas de jogadores de futebol tem sido um foco cada vez mais de interesse. O coping compreende um conjunto de esforços cognitivos e comportamentais que os jogadores utilizam para lidar com as demandas específicas que surgem em situações estressantes. Isso compreende uma área de estudo da Psicologia sendo importante nas categorias de base, em que se pode ainda ter uma margem de trabalho sobre esse aspecto tornando o futuro jogador com um padrão mais elevado para suportar situações estressantes. Esse artigo também foi derivado de um trabalho de conclusão do curso de especialização em futebol na UFV, sendo abordado pela primeira na RBF.

O último artigo deste número trás uma abordagem do componente tático sobre a vantagem de “jogar em casa”. Os pesquisadores investigaram a relação entre a vantagem em casa, o efeito do primeiro gol e o resultado no Campeonato Mineiro de Futebol das categorias Sub-15 e Sub-17 da primeira divisão, organizado pela Federação Mineira de Futebol. Um estudo profundo com análise de 396 jogos da categoria Sub-15 e 372 jogos da categoria Sub-17, totalizando 768 jogos ao longo dos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018. Inegavelmente o Estado de MG compreende um dos maiores centros de futebol de base no Brasil. Estudar como ocorre essa situação ajuda a entender as variáveis que podem auxiliar em uma ação mais vitoriosa. Foi um trabalho desenvolvido na Especialização de Futebol da UFV com parceria de centro de estudos de futebol da UFMG.

Encerramos assim mais um ano de nossa publicação, renovando as energias para seguir evoluindo principalmente no aspecto qualitativo. Espero que nosso esforço em buscar trabalhos cada vez de melhor qualidade atenda a exigência de vocês, desejamos uma boa leitura.       

Prof. Dr. João Carlos Bouzas Marins

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-11-08

Como Citar

Bouzas Marins, J. C. (2024). Editorial . Revista Brasileira De Futebol, 13(3), 01–02. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/rbf/article/view/20260

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.