A IMPORTÂNCIA DO SETOR VAREJISTA NA COMERCIALIZAÇÃO DE FEIJÃO NO PARANÁ

Autores

  • Paula Tissiany Carneiro
  • José Luiz Parré

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v3i2.59

Resumo

Embasado em conceitos e modelos de “comercialização”, este trabalho teve
como objetivo analisar as transmissões de preços entre produtor, atacado e varejo da
cadeia produtiva do feijão no estado do Paraná, no período de 1995/2003. Para isso,
verificou-se como a variável preço foi transmitida entre os segmentos, estimando-se as
margens e o sentido de causalidade entre os três setores de mercado, que, juntamente
com a melhoria do produto final, servem como indicadores de eficiência na distribuição
e comercialização do produto. De modo geral, o varejo causou variações nos preços ao
produtor e atacado — causalidade confirmada pela aplicação do modelo VAR, mas que
não representou uma tendência explosiva desta variável. O estudo revelou uma tendência
de estabilidade no preço ao atacado, acompanhada de pequenos decréscimos, juntamente
com o ganho de importância dos supermercados na distribuição de feijão ao
varejo, garantindo a qualidade do produto final. A reestruturação vivida por este setor
reflete o momento de estabilidade econômica ocorrido no país e o novo perfil do consumidor.

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Publicado

2015-06-01

Como Citar

Carneiro, P. T., & Parré, J. L. (2015). A IMPORTÂNCIA DO SETOR VAREJISTA NA COMERCIALIZAÇÃO DE FEIJÃO NO PARANÁ. Revista De Economia E Agronegócio, 3(2). https://doi.org/10.25070/rea.v3i2.59

Edição

Seção

Artigos