LOCALIZAÇÃO ECONOMICAMENTE ÓTIMA DAS NOVAS AGROINDÚSTRIAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE AVES E SUÍNOS NO BRASIL.

Autores

  • Wendel Sandro de Paula Andrade
  • Marília Fernandes Maciel Gomes
  • Heleno do Nascimento Santos
  • João Eustáquio de Lima

DOI:

https://doi.org/10.25070/rea.v5i3.110

Resumo

Este estudo objetivou determinar a localização economicamente ótima de
novas agroindústrias de abate e processamento de aves e suínos no Brasil, considerando
a minimização dos custos de transporte e aquisição de milho e farelo de soja, e o custo
de transporte das carnes. Como referencial teórico, utilizou-se a teoria da localização, na
qual se encontra a teoria weberiana da localização industrial, empregada com maior
intensidade, e, como procedimento analítico, o modelo de redes capacitadas. O principal
resultado foi a indicação de Cândido Mota, SP, para sediar uma agroindústria, decorrente,
principalmente, da pouca distância entre esse município e os pólos de oferta de milho e
a sua proximidade com importantes regiões consumidoras de carne e com os principais
portos marítimos. Para duas plantas, os resultados indicaram Cristalina, GO, e Mafra,
SC; para três, as duas cidades anteriormente citadas, com inclusão de Cândido Mota,
SP; e para quatro, insere-se Lucas do Rio Verde, MT. Observou-se, ainda, que o custo
médio mínimo de atendimento da demanda de carne, considerando o consumo interno
brasileiro e as exportações, foi resultante da abertura de quatro unidades agroindustriais.
Essa queda no custo foi decorrente da redução na distância percorrida pela carne até os
mercados consumidores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-06-02

Como Citar

de Paula Andrade, W. S., Maciel Gomes, M. F., Santos, H. do N., & de Lima, J. E. (2015). LOCALIZAÇÃO ECONOMICAMENTE ÓTIMA DAS NOVAS AGROINDÚSTRIAS DE ABATE E PROCESSAMENTO DE AVES E SUÍNOS NO BRASIL. Revista De Economia E Agronegócio, 5(3). https://doi.org/10.25070/rea.v5i3.110

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>